Tradutor - Select your language

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Inventor cria máquina que faz água


Engenheiro no Brasil tenta popularizar a Wateair, um dispositivo que produz água a partir da humidade do ar

Por: Redação / AR    |   ontem às 21:59

Falta de água, racionamento e calor são temas que preocupam o governo paulista, no Brasil, que nos últimos meses, tem feito face ao maior período de seca da história. Para um engenheiro de Valinhos, a 85 quilómetros de São Paulo, a solução para esses problemas veio, literalmente, do ar. Pedro Ricardo Paulino está a tentar popularizar um dispositivo capaz de produzir água a partir do ar, que patenteou em 2010, a Wateair. A máquina condensa a humidade do ar e transforma-a no precioso líquido depois de passar por um filtro que elimina as bactérias.

De acordo com a «Folha de São Paulo», a invenção de Pedro Ricardo Paulino é tão espantosa que o primeiro uso dado à água produzida através desta forma serviu primeiramente para máquinas de hemodiálise. É que para poder ser consumida normalmente a água tem de ser passada por um segundo filtro, que lhe adiciona sais minerais.

Para funcionar, a Wateair apenas precisa de estar ligada à tomada e, depois, quanto mais humidade estiver no ar, mais fácil é a produção de água. Para evitar que o ambiente no interior de uma casa fique, por exemplo, muito seco, sempre que se verifique uma concentração de humidade inferior a 10% a máquina desliga-se automaticamente.

Pedro Ricardo Paulino criou dois tipos de máquina: uma que produz 30 litros de água por dia e custa 7 mil reais (2 163 euros) e outra que chega a produzir 5 mil litros de água por dia e custa 350 mil reais (108 150 euros). O inventor afirma que os componentes da Wateair são importados e que a máquina só é feita sob encomenda, o que justifica o preço elevado.

O valor, entretanto, não impediu que as vendas aumentassem durante o período de racionamento de água em São Paulo. E o inventor acredita que máquinas como a dele, em escala gigante, e a dessalinização da água do mar, são as opções do futuro. 

Começa neste domingo o horário de verão, ajuste o relógio em 1h


Por Adriana Monteiro | 17/10/2014
horario_verao
Divulgação - GoogleAdiante o relógio em 1h começa neste domingo o horário de verão 
Começa na madrugada deste domingo, 19 de outubro o horário brasileiro de verão, à meia noite do sábado os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Em ocasião do Carnaval, o horário de verão será mais longo com 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro de 2015. 
Ao todo dez Estados e o Distrito Federal terão o horário alterado. Neste ano estima-se que a economia será de R$ 278 milhões, com redução de 4,5% na demanda do País. Este ano o período do horário de verão será maior porém terá menos economia de energia, em 2013  a economia de energia foi de  R$ 405 milhões. O motivo pela queda de economia é a existencia de uma demanda maior de geração de energia, uma vez que choveu menos. 
Os moradores da região tem opiniões diversas com relação ao horário de verão enquanto uns garantem que o período é satisfatório já que é possível aproveitar mais o dia, outros reclamam das horas de sono perdidas. 
"Eu gosto muito do horário de verão, dá para sair do trabalho e estender um pouco com os amigos e além disso aproveitar o dia para fazer uma caminhada ou exercicio fisico", disse Cristina Luz, moradora de Embu. 
O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o  objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 
"É muito ruim esse horário só começo a acostumar quando já está acabando aí bagunça toda minha rotina", afirma Rafael Henrique.

Serial killer pede perdão por mortes: "Não dá pra explicar, era uma raiva muito grande"


Suspeito confirma que foi abusado sexualmente por um vizinho quando criança
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 17/10/2014 21:17:21
  
Thiago Henrique Gomes da Rocha é apontado como serial killer em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
(Foto: Reprodução/TV Anhaguera)
O vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, 26 anos, acusado pelo homicídio de 39 pessoas em Goiânia, disse nesta sexta-feira (17) que queria pedir desculpas à mãe dele e às famílias das vítimas pelos crimes que cometeu. Ele não respondeu, em entrevista, se acha que é doente mental, mas disse que se arrepende dos seus atos e quer tratamento médico para se livrar de um "sentimento de raiva" que tem.
"Eu queria pedir perdão pelo que fiz. Acho que agora não adianta mais, mas gostaria de ter a chance de ser ajudado de alguma forma", afirmou o suspeito, que irá passar por uma avaliação psicológica na próxima segunda-feira (20).
Em entrevista exibida pela TV Globo, o suspeito de ser um serial killer confirma que foi abusado sexualmente por um vizinho quando criança. "Me forçaram, né, Me ameaçaram. Tinha 11 anos de idade (...) Nunca contei para ninguém isso. Fiquei na minha". Ele afirmou também que sofria bullyng na escola "por ser mais caladinho". "Não sei se isso tem relação com alguma coisa", diz. 
O vigilante disse que conversou com a mãe depois de ser preso e se desculpou pelos crimes. Ele não quis dar detalhes da reação da mãe, apenas balançando a cabeça. Ele disse que não sabe se tem uma doença. "Queria saber qual é (a doença) e se tiver cura também saber se eu posso ser curado ou não". Ele disse que tinha um sentimento incontrolável que o levava a praticar os crimes. "Não dá para explicar, era uma raiva muito grande", diz.
(Foto: Reprodução)
A polícia afirma que o serial killer assistia aos noticiários depois dos seus crimes para ter certeza de que tinha de fato matado as vítimas e saber os nomes das pessoas. Ele afirmava sentir remorso ao ver as reportagens. "Um sentimento de arrependimento".
Quando tomou conhecimento pela mídia da criação de uma força-tarefa para prendê-lo, Tiago disse saber que era questão de tempo ser preso. Em depoimento, ele confessou 39 mortes, incluindo mulheres, homossexuais e moradores de rua - ele assumiu 15 dos  17  crimes contra mulheres que levaram à criação da força-tarefa.
Somente dois dos crimes investigados pela força-tarefa não foram assumidos por Tiago: a morte de Danielly Garmus da Silva, 23 anos, e a tentativa de homicídio de Daiane Morais, 18 anos. Ele confessou no entanto outras duas mortes de mulheres que eram investigadas à parte.

Cometa passará raspando por Marte neste domingo

17/10/2014 20h55 - Atualizado em 17/10/2014 20h55


Astro passará a distância que equivale a 1/3 do trajeto entre Terra e Lua.
Em Marte, sondas Curiosity e Opportunity apontarão câmeras para o céu.

Da France Presse
Ilustração mostra cometa 'Siding Spring' passando por Marte (Foto: AFP Photo/Nasa)Ilustração mostra cometa 'Siding Spring' passando por Marte (Foto: AFP Photo/Nasa)
Um cometa está prestes a passar muito perto de Marte, em um encontro que acontece uma vez a cada um milhão de anos e que será abundantemente fotografado e documentado, informou a Nasa.
O cometa C/2013 A1, também chamado "Siding Spring", tem um núcleo de 1,6 km de diâmetro e é tão pouco sólido quanto um monte de talco.
O astro passará a toda velocidade a apenas 139,5 mil km do planeta vermelho. Se fosse passar tão perto do nosso planeta, a distância equivaleria a um terço daquela entre a Lua e a Terra.
"Siding Spring" passará pelo ponto mais próximo de Marte às 18h27 GMT (16h27 de Brasília) de domingo, 19 de outubro, informou a agência espacial americana.
Embora voe no espaço a uma velocidade vertiginosa de 202 mil km/h, o pequeno cometa tem poucas probabilidades de se chocar com a superfície marciana. Mas, de qualquer modo, os cientistas têm acompanhado com muito entusiasmo sua trajetória e seu rastro.
"Veremos meteoros na atmosfera de Marte? Os cometas são imprevisíveis", declarou Jim Green, diretor da divisão de ciências planetárias na sede da Nasa, em Washington. "Penso que é improvável que se destrua", explicou Green a jornalistas. "Mas nos interessa saber se manterá sua estrutura ou não", prosseguiu.
Imagem da Nasa mostra cometa Siding Spring capturada por câmera do Telescópio Espacial Hubble  (Foto: AP Photo/ESA/J.-Y. Li)Imagem da Nasa mostra cometa Siding Spring
capturada por câmera do Telescópio Espacial
Hubble (Foto: AP Photo/ESA/J.-Y. Li)
A Nasa pôs suas naves que orbitam Marte o mais distante possível do local por onde passará o Siding Spring, para evitar que sofram danos dos vestígios que o cometa soltar ao passar com toda a velocidade.
Embora as naves Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Odyssey e MAVEN tenham sido reposicionadas para ficar a salvo da poeira estelar, espera-se que capturem um tesouro de dados sobre o cometa que fará a alegria dos cientistas.
Enquanto isso, em solo marciano, as sondas Curiosity e Opportunity apontarão suas câmeras para o céu avermelhado e enviarão à Terra fotos da passagem do cometa, que devem chegar nas próximas semanas ou meses.
O cometa foi descoberto por Robert McNaught no observatório australiano "Siding Spring", em janeiro de 2013.
Acredita-se que tenha se originado há 1 bilhão de anos na Nuvem de Oort, uma região distante no espaço, de onde partem cometas que "permanecem inalterados desde os primeiros dias do Sistema Solar", acrescentou a Nasa.
O cometa viajou mais de um milhão de anos para fazer esta primeira parada em Marte e só voltará dentro de outro milhão de anos, assim que completar uma volta ao redor do sol.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Hacker vaza senhas do Dropbox e pede doações em Bitcoin

14/10/2014 17h29 - Atualizado em 14/10/2014 17h29


Empresa diz que senhas foram roubadas de outros serviços.
Doações são para que novas senhas sejam publicadas.

Altieres RohrEspecial para o G1
Nomes de usuário e senhas para contas do Dropbox foram publicadas na web no início desta semana. O responsável pelo vazamento diz ter em mãos credenciais de sete milhões de contas do serviço, mas apenas uma parte delas foi publicada. Ele pediu doações em moeda virtual Bitcoin para que novos pacotes de senhas sejam liberados.
O Dropbox negou que seus sistemas tenham sido comprometidos e até que as senhas obtidas sejam do Dropbox. A companhia disse que essas senhas foram roubadas de outros serviços, mas que o hábito de reutilização de senhas das pessoas acabou por comprometer também a conta do Dropbox.
"Temos medidas para detectar atividade de login suspeita e automaticamente fazemos o reset das senhas quando isso acontece", afirmou a empresa em um comunicado publicado no blog da companhia. "Ataques como essa são uma das razões para recomendarmos a não reutilização de senhas entre serviços. Para mais segurança, sempre recomendamos o uso da autenticação de dois passos em sua conta", conclui o comunicado.
Em fóruns na web como Reddit e 4chan, usuários dizem que pelo menos algumas das milhares senhas publicadas funcionam, contrariando a declaração da empresa. Até o momento, três doações já caíram nos endereços de Bitcoin fornecidos para doações.

Apesar de centenas de senhas vazarem, Dropbox nega que serviço foi hackeado


     
Hackers afirmaram possuir dados de login e senha de 7 milhões de usuários do Dropbox nesta quarta-feira, 15. Em ameaça publicada nesta quarta-feira, 15, no Reddit, o grupo comprovou o vazamento publicando centenas de credenciais e pediu bitcoins para continuar liberando as informações.
-----dropbox-logoO Dropbox nega ter sido hackeado ou que seus servidores tenham sido comprometidos. Em comunicado ao site The Next Web, o serviço de armazenamento na nuvem informa que os dados roubados foram adquiridos por meio de roubo em aplicativos de terceiros, que também usam a plataforma.

“Esses logins e senhas, infelizmente, foram roubados de outros serviços e utilizados para logar em contas Dropbox. Nós já detectamos esses ataques e a grande maioria das senhas postadas já foram expiradas”, afirmou a companhia. Quando a atividade suspeita foi detectada, há alguns meses atrás, as senhas foram resetadas.

Por segurança, é recomendado a troca de senhas, que deve ser feita no menu “configurações” da conta.

Apple disponibiliza OS X Yosemite gratuitamente

SISTEMAS OPERACIONAIS0


Apple OS X Yosemite
Durante o evento da Apple hoje a empresa revelou mais detalhes sobre seu mais recente sistema operacional OS X 10.10 conhecido como Yosemite, demonstrando os recursos que foram revelados no início deste ano, bem como anunciar a sua disponibilidade para atualização a partir de hoje para todos usuários gratuitamente.
O principal recurso revelado hoje, permite que o sistema operacional OS X Yosemite e o iOS 8, se reconhecerem quando estão próximos um do outro, permitindo-lhes trabalhar em conjunto e melhorar a produtividade do usuário.
Com isso OS X Yosemite permite agora atender as chamadas do seu iPhone ou iPad com iOS no seu Mac. Ativando o recurso no OS X os usuários também podem fazer chamadas diretamente no seu Mac.
answering_calls_large
“Basta clicar em um número de telefone que você vê em Contatos, Calendário, Mensagens, ou no Safari e mágica começa. E se o seu iPhone toca enquanto está carregando no quarto, você pode responder a chamada em seu Mac na sala de estar – apenas têm que estar na mesma rede Wi-Fi. Porque trabalha com o número do seu iPhone já existente, não há nada para configurar. Basta apontar, clicar e dizer: Alô”.
OS X Yosemite também inclui o novo recurso de Handoff, que permite que você passe automaticamente o que você está fazendo de um dispositivo para outro. Por exemplo:
handoff_email_large
“Digamos que você começa a escrever um relatório sobre em seu Mac, mas você quer continuar no seu iPad, enquanto se dirige para a reunião. Handoff permite passar e pegar instantaneamente onde você parou. Ou talvez você começar a escrever um e-mail em seu iPhone, mas você quer terminá-lo em seu Mac, para adicionar algum arquivo que se encontra nele”.
Além dessas grandes novidades, temos um novo design mais limpo e moderno, uma área de notificações que lembra os recursos introduzidos no iOS 8, onde os desenvolvedores podem se beneficiar e adicionar novas funcionalidades aos seus aplicativos. O Safari também se renovou completamente tanto no design quanto no desempenho, se tornando 6x mais rápido.
Para atualizar seu Mac para OS X Yosemite, acesse apple.com/br/osx/

sábado, 4 de outubro de 2014

Rede social sem anúncios e rival do× Facebookvira febre; veja os bastidores do ‘Ello’


A nova rede social do momento já ganhou a simpatia dos usuários ao redor do mundo. Ello, também conhecida como a rede "anti-Facebook", ainda está em fase de testes, mas isso não parece ser um problema para os usuários, uma vez que o número de pedidos de convites já chega a 40 mil por hora.
Leia mais notícias no Portal Araruna Online
Paul Budnitz, cofundador e atual chefe executivo do Ello (Foto: divulgação/paulbudnitz.com/)Paul Budnitz, cofundador e atual chefe executivo do× Ello em loja de toy art (Foto: Divulgação/Budnitz)
Para entrar no site, você precisa ser convidado. Processo que lembra o início do× Orkut em 2004, e vem ganhando status de febre, como ocorreu há dez anos com a rede social do× Google. Em conversa com o TechTudo, Paul Budnitz, cofundador e atual chefe executivo do× Ello, disse acreditar que manter o aspecto comunitário dentro da rede social é muito importante, e devido a prática dos convites, isso tem funcionado bem até o momento.
"A Ello está crescendo, mas o que chama a atenção é o quão bem comportados são os nossos convidados. Apesar de existir sempre algum problema, quase não vemos isso na nossa página, as pessoas realmente respeitam a comunidade", diz× Budnitz. O site recebe raras denúncias sobre posts enviadas por e-mail. 
Sem anúncios
A ideia do site surgiu há um ano e meio, quando× Budnitz, junto com os designers Todd Berger e Lucian Fohr concluíram que as redes sociais atuais estavam cheias de anúncios que, ao se misturarem com mensagens, tornavam a entrega final ao usuário muito confusa.
O cofundador percebeu que algo estava errado quando viu um anúncio no Tumblr. "Parece que a internet virou um grande outdoor. Com o tempo comecei a achar repugnante. Há uma maneira melhor de fazer as coisas", disse à Wired na semana passada, quando o site ganhou a atenção do mundo. 
Foi pensando nisso que ele e os dois amigos decidiram criar o Ello. "Queríamos uma rede social simples, bonita e livre de anúncios, onde as pessoas possam ser quem elas desejarem e se relacionarem com quem quiserem", contou. 
Budnitz não perdeu a oportunidade de cutucar a rede social de× Zuckerberg. "As pessoas me perguntam se estamos tentando competir com o Facebook. E eu realmente acredito que o Facebook não é uma rede social, mas sim uma plataforma de publicidade. Nós somos uma rede social, e isso é tudo que fazemos. Já o Facebook está lá para os anúncios", criticou. 
Tudo tem seu preço
Porém, a rede social pode não estar livre de continuar 100% gratuita. O cofundador contou ao TechTudo que, apesar de ser uma rede contra publicidade e pró-privacidade, o site ainda é um negócio, como outro qualquer.  Manter a principal característica de estar sempre livre de propagandas e continuar gratuita é um dos planos. Entretanto, estipula-se que, no futuro, usuários que desejarem pagar por funções especiais terão esta opção.