Por Adriana Monteiro | 17/10/2014
Começa na madrugada deste domingo, 19 de outubro o horário brasileiro de verão, à meia noite do sábado os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Em ocasião do Carnaval, o horário de verão será mais longo com 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro de 2015.
Ao todo dez Estados e o Distrito Federal terão o horário alterado. Neste ano estima-se que a economia será de R$ 278 milhões, com redução de 4,5% na demanda do País. Este ano o período do horário de verão será maior porém terá menos economia de energia, em 2013 a economia de energia foi de R$ 405 milhões. O motivo pela queda de economia é a existencia de uma demanda maior de geração de energia, uma vez que choveu menos.
Os moradores da região tem opiniões diversas com relação ao horário de verão enquanto uns garantem que o período é satisfatório já que é possível aproveitar mais o dia, outros reclamam das horas de sono perdidas.
"Eu gosto muito do horário de verão, dá para sair do trabalho e estender um pouco com os amigos e além disso aproveitar o dia para fazer uma caminhada ou exercicio fisico", disse Cristina Luz, moradora de Embu.
O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia.
"É muito ruim esse horário só começo a acostumar quando já está acabando aí bagunça toda minha rotina", afirma Rafael Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário