Tradutor - Select your language

terça-feira, 10 de março de 2015

Cientistas capturam o som de um átomo pela primeira vez

15/09/2014 16h57 - Atualizado em 15/09/2014 17h01


sxc.hu
Átomo
Aprendamos nas escolas que tudo que se move ou vibra emite um som. Agora, os cientistas sabem que esse princípio se estende aos átomos. Pesquisadores da Universidade Columbia (EUA) e da Universidade de Tecnologia Chalmers (Suécia) afirmam que conseguiram capturar o som que um único átomo faz ao se mover.
Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista Science. A descoberta pode, no futuro, ser usada em novos dispositivos de computação quântica.
Segundo Göran Johansson, um dos autores da pesquisa, quando um átomo é excitado cria um som, um fônon. Esse som é o mais suave possível. É tão fraco que nem os cientistas conseguiram ouvi-lo.
Para conseguir captar esse som os cientistas usaram um chip que converte ondas acústicas minúsculas em micro-ondas que podem ser gravadas. Foi dessa forma que eles conseguiram concluir que o átomo emite um som. Segundo Johansson, quando um átomo é excitado cria um fônon, ou seja, um som.
Os pesquisadores fizeram o experimento com o objetivo de explorar a natureza quântica do som. Fótons (partículas de luz) sempre foram usados em experimentos quânticos, mas são muito difíceis de manipular por causa da rapidez.
A descoberta pode ajudar os cientistas a compreender a partir de agora os sons quânticos, em que os fônons podem ser usados no lugar de fótons. Devido à baixa velocidade do som, os cientistas acreditam que terão tempo para controlar as partículas quânticas enquanto viajam. A equipe também espera que seja possível usar essa nova informação para aprender a controlar melhor o comportamento quântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário