Os 3 motivos que farão o Barça deixar escapar o título da Liga
27 vitórias, 3 empates e 4 derrotas: 78, 4% de aproveitamento.
112 gols a favor e 35 contra: melhor ataque, terceira melhor defesa e melhor saldo de gols da competição.
Artilheiro e vice artilheiro do campeonato: Lionel Messi com 35 gols e Luis Suárez com 28.
Melhor jogador do campeonato: Lionel Messi. Decisivo contra Real Madrid fora de casa, decisivo contra Atlético de Madrid fora de casa, decisivo nos jogos contra o Sevilla, decisivo no empate fora e na vitória dentro de casa contra o Villarreal. Isso só destacando os principais rivais da competição.
Empate em casa e vitória no Bernabéu contra o Real Madrid. Empate em casa e vitória no Calderón diante do Atlético de Madrid. Duas vitórias diante do Sevilla.
getty images
Esta foi a campanha do Barcelona restando apenas 1 jogo para o encerramento do Campeonato Espanhol da temporada 2016/2017. E mesmo com tudo isso, o clube culé deverá ver seu rival da capital levantar a taça deste torneio depois de 4 anos e com apenas 3 pontos de vantagem.
Mas onde foi que o Barça errou? Pois bem, estes foram os 5 principais motivos da derrocada catalã:
1. O péssimo banco de reservas
Já cansei de criticar aqui as péssimas contratações do Barcelona na última janela. André Gomes, Denis Suárez, Paco Alcácer e Digne provaram estar longe do nível de vestir esta camisa tão pesada. Não preciso me aprofundar para lembrar de 3 derrotas decisivas para pequenos, em que o time azul grená precisou de suporte e sucumbiu de maneira bizarra sem ver talento nos substitutos:
-Barcelona 1 x 2 Alavés - Rodada 3: Suárez e Messi, poupados, iniciaram no banco. A equipe titular tinha Alcácer, Denis Suárez, Arda Turan Digne e Mathieu como titulares. Olha no que deu!
-La Coruña 2 x 1 Barcelona - Rodada 27: Neymar foi poupado, era o jogo pós remontada. Além disso, Denis Suárez e André Gomes foram titulares no meio campo.
-Málaga 2 x 0 Barcelona - Rodada 31: André Gomes, Denis Suárez novamente foram titulares do meio campo. Coincidência? Mais nada a declarar!
9 pontos perdidos certamente por falta de elenco qualificado. Enquanto o Real possui em seu banco atletas como Isco, James, Asensio, Pepe e Kovacic, o Barça tem esse "constelação" de fracassos.
getty images
2. Erros de arbitragem
O primeiro tópico já é suficiente para justificar a perda do caneco, mas existiram dois jogos em que a arbitragem foi crucial para perda de mais pontos:
Villarreal 1 x 1 Barcelona - Rodada 17: Quem não se lembra do mergulho do volante Bruno Soriano para fazer uma defesa bloqueando com o braço um chute de Messi dentro da área na cara do juíz?
Bétis 1 x 1 Barcelona - Rodada 20: famosa partida em que uma bola entrou mais de um metro pela linha do gol e mesmo assim o trio de arbitragem não assinalou a favor do Barça.
Dois empates que poderiam ter sido vitórias, mas acabaram empatadas também graças a Messi, que marcou aos 45 de falta no empate contra o Villarreal e que também no fim do jogo diante do Bétis serviu Suárez frente a frente com o goleiro para deixar tudo igual.
getty images
3. Fator Sergio Ramos
Quantas e quantas vezes o zagueiro artilheiro do Real Madrid incrivelmente salvou sua equipe? Teve gol no último minuto contra o Las Palmas, gol de empate também contra o Villarreal. O zagueiro foi o grande nome dessa provável conquista para los Blancos.
Contra o próprio Barça, no Camp Nou, o camisa 4 marcou no finzinho para empatar a partida. Seriam 3 pontos para um lado e zero para o outro que se transformaram em 1 para cada, graças ao mortal cabeceador dos acréscimos.
Getty Images
Triste perceber que não foram apenas detalhes ou um erro aqui ou ali. A superioridade do Barcelona titular é visível, mas realmente o péssimo planejamento do elenco foi o responsável fatal para a perda não só da Liga Espanhola, mas também da Champions.
De qualquer maneira, a vitória do Barcelona dentro do Bernabéu sem Neymar é o registro que prova a superioridade na bola dos culés. Será o jogo da temporada espanhola que ficará marcado.
getty images
Na próxima temporada deverão chegar reforços de peso e o time que joga o futebol mais bonito do mundo estará ainda mais forte para não só dar espetáculos, mas também levantar mais troféus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário