Ágatha e Bárbara eliminam tricampeã olímpica e vão à final do vôlei de praia
Com uma atuação de gala diante da fanática torcida da Arena de Copacabana, as brasileiras Ágatha e Bárbara venceram as favoritas americanas Kerri Walsh e April Ross, na noite desta quarta-feira, e brigarão pelo ouro na final do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Com a surpreendente eliminação de Larissa e Talita à tarde, sobrava a Ágatha e Bárbara manter vivo o sonho brasileiro de ver uma dupla do país disputando a final da competição.
Elas não decepcionaram. Com defesas sensacionais de Bárbara, aliadas aos ataques e bloqueios precisos de Ágatha, as brasileiras venceram Walsh e Ross em dois sets, parciais de 22-20, 21-18.
Uma estatística ainda mais impressionante que mostra o tamanho do feito da dupla brasileira: Walsh, tricampeã olímpica, nunca havia perdido uma partida em Jogos Olímpicos, que disputa desde Atenas-2004.
Na final, Ágatha e Bárbara terão a oportunidade de buscar o ouro e, ao mesmo tempo, vingar o Brasil contra as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, algozes de Larissa e Talita nas semifinais.
Antes da decisão, Larissa e Talita entrarão em quadra para brigar pelo bronze contra Walsh e Ross.
- Saque na veterana -
As brasileiras não podiam ter pedido um início melhor de jogo. Muito concentradas e cometendo pouquíssimos erros, Ágatha e Bárbara abriram três pontos de vantagem (8-5) apostando em estratégia perigosa: sacar na tricampeã olímpica Walsh para tentar cansar a atleta de 38 anos.
Deu certo no início, mas não pelo cansaço e sim pela dificuldade que Walsh encontrou para recepcionar os saques cheios de efeito da dupla brasileira, cometendo diversos erros.
Os erros da veterana de 1.88 m foram diminuindo ao longo do set e as americanas encostaram no placar, até virar em 15-14.
As equipes mantiveram o equilíbrio no placar até o fim e as brasileiras precisaram de dois set-points para fechar a parcial em 22-20 com um lindo ace de Bárbara.
A torcida carioca, que precisa de pouco para fazer uma festa, foi à loucura com a atuação das brasileiras nas areias de Copacabana, entonando grito ensurdecedor de "as campeãs voltaram".
No segundo set, era difícil acreditar que as brasileiras conseguiram repetir a atuação praticamente perfeita do primeiro, mas Ágatha e Talita não deixaram o ritmo cair, continuaram sacando com sucesso em Walsh e abriram quatro pontos de vantagem logo de cara (6-2).
Com a vantagem no placar e os saques incomodando muito Walsh, a dupla do Brasil só precisou manter o sangue frio e sobreviver a uma última tentativa de reação americana, que levou a dupla visitante a encostar no placar em 16-14, antes de fechar a partida em 21-18 em ataque de Bárbara que Ross não conseguiu segurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário