Juiz britânico determinou que empresa sul-coreana não copiou design do iPad. Apple precisa reconhecer decisão com anúncios em seu site e jornais locais.
- Por Macworld / Reino Unido
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A Apple perdeu sua apelação contra uma decisão no Reino
Unido de que a Samsung não copiou o iPad. Na época, o juiz do caso
ordenou que a Apple reconhecesse a determinação com anúncios que
“corrigiriam a impressão danosa” de que a Samsung era uma copiadora,
tanto em seu site oficial quanto em outros locais.
Em julho deste ano, o juiz Colin Birss ordenou que a Apple
comprasse anúncios em grandes jornais britânicos reconhecendo sua
decisão de que a Samsung não tinha violado as patentes de design do iPad
com a linha de tablets Galaxy Tab.
Estranhamente, parte da razão alegada pelo juiz para a
decisão era que o iPad era “legal” (“cool”), mas que os tablets da
Samsung, mesmo sendo “muito, muito parecidos”quando vistos de frente,
“não são tão legais”. Ele adicionou que os produtos da empresa
sul-coreana não possuem o senso de “simplicidade extrema” da Apple.
O reconhecimento da decisão, afirmou Birdss, precisava ser
postado no site britânico da Apple por seis meses e aparecer em jornais
locais importantes como Daily Mail, Financial Times, e The Guardian,
entre outros.
A Apple apelou contra a decisão – e a humilhação conjunta
de precisar reconhecer isso publicamente – mas agora enfrenta a derrota,
e parece não ter outra escolha a não ser informar suas agências de
publicidade sobre o problema.
Interessantemente, um dos juízes do processo de apelação
quis deixar claro que o caso não gira em torno de uma simples questão de
cópia.
“Como esse caso, e outros casos paralelos em outros
países, geraram muita publicidade, isso vai evitar confusão na hora de
dizer sobre o que esse caso é ou não”, disse o Sir Robin Jacob.
“Não é sobre se a Samsung copiou o iPad. A violação de um
design registrado não envolve nenhuma questão sobre ter havido cópia: a
questão é simplesmente se o design acusado é muito próximo do design
registrado, de acordo com testes feitos pelas autoridades.”
Essa é uma derrota significativa na guerra de patentes da
Apple contra a Samsung, que já pendeu várias vezes com vitórias para os
dois lados. A Apple saiu vitoriosa da principal batalha de todas – a
disputa no tribunal da Califórnia que viu a Samsung sair derrotada com
uma multa de cerca de 1 bilhão de dólares – mas a empresa sul-coreana
conseguiu vitórias na Europá, Austrália, e Ásia.
A Apple ainda precisa comentar a derrota. Não surpreendentemente, a Samsung foi mais aberta em falar sobre o assunto.
“Continuamos acreditando que a Apple não foi a primeira a
desenvolver um tablet com um formato retangular e bordas arredondadas, e
que as origens dos recursos de design registrados pela Apple podem ser
encontrados em várias obras de artes anteriores”, afirmou um porta-voz
da Samsung.
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