Tradutor - Select your language

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estação russa Phobos-Grunt pode cair em breve

quarta-feira, 9 de Novembro de 2011 | 13:28


Uma falha impediu esta quarta-feira que a estação espacial russa Phobos-Grunt seguisse rumo a Marte e os especialistas têm apenas três dias para tentar recuperar o aparelho, que ficou em órbita terrestre, caso contrário poderá cair no solo. 
 
Logo após a falha ser conhecida, fontes do sector espacial russo indicaram que pode ter sido causada por um problema mecânico no sistema de orientação da estação ou por um defeito nos seus sistemas computacionais.
Horas depois, outra fonte disse em condições de anonimato à agência Interfax que a Phobos-Grunt ficou na órbita terrestre devido ao funcionamento defeituoso do sistema de comando.

«Os especialistas haviam advertido que o sistema de comando da estação interplanetária não estava pronto. O risco de fracassar por mau funcionamento era muito alto. Infelizmente, cumpriram-se as piores previsões», ressaltou.

A fonte indicou ainda que a possibilidade de recuperar a estação é mínima, e acrescentou: «Seria um milagre».

Enquanto isso, outro especialista advertiu que a órbita de apoio na qual a Phobos-Grunt se encontra é bastante baixa, motivo pelo qual não seria possível reprogramar o seu voo e existe o risco de que caia na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário