Maior chuva de meteoros do ano será visível a olho nu no Brasil nesta madrugada
Uma chuva de estrelas cadentes acontecerá na próxima madrugada, na virada do dia 13 para o dia 14 de dezembro. A chuva de meteoros Geminídeos poderá ser vista em todo o mundo e não requer o uso de nenhum aparato além dos seus próprios olhos.
O melhor momento para olhar para o céu em busca de rastros incandescentes será por volta das duas da manhã, onde poderão ser avistados cerca de 120 meteoros riscando o céu por hora. Claro que fatores como a luminosidade da cidade onde o observador estiver e a presença de nebulosidade no céu podem influenciar na visibilidade das estrelas cadentes. Os observadores que estiverem nas regiões Norte e Nordeste terão vista privilegiada do fenômeno celeste, em relação às outras regiões do Brasil.
A chuva de meteoros Geminídeos será a última chuva de meteoros do ano. Também é uma das únicas chuvas de meteoros que não tem origem em um cometa, mas sim no asteroide 3200 Phaethon, cujo nome faz referência a Faeton, filho do deus sol da mitologia grega, Hélios. O asteroide perdeu elementos voláteis ao se aproximar do Sol e, quando a órbita da Terra faz o caminho por onde Phaethon rentemente passou, os destroços entram em contato com a nossa atmosfera e, devido à velocidade das partículas, entram em combustão, causando os rastros incandescentes que algumas pessoas dizem terem poderes de realizar pedidos.
Entretanto, os destroços luminosos não são uma ameaça à segurança da Terra: com diâmetros bastante diminutos, na ordem de milímetros, todos queimarão nas alturas, sem chances de atingir o solo do planeta ou causar acidentes.
Fonte: Space
Nenhum comentário:
Postar um comentário