Tradutor - Select your language

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Expandir Disco no Linux - VMware

Expandir Disco no Linux - VMware

Este documento é dirigido ao pessoal da área de TI, especialmente aos administradores de redes, sistemas e/ou segurança, que são os responsáveis pelo planejamento, implementação ou operação de redes e sistemas. Também podem se beneficiar da sua leitura gerentes com conhecimento técnico de redes ou até mesmo pessoas leigas.
Por: Wagner em 08/07/201
FONTE: VIVA O LINUX!

INTRODUÇÃO


Este documento é dirigido ao pessoal da área de TI, especialmente aos administradores de redes, sistemas e/ou segurança, que são os responsáveis pelo planejamento, implementação ou operação de redes e sistemas. Também podem se beneficiar da sua leitura gerentes com conhecimento técnico de redes ou até mesmo pessoas leigas. 

Este documento também tem o objetivo de explicar como configurar passo a passo como expandir um disco de uma máquina Linux em uma VMWARE, permitindo assim aumentar a capacidade de disco quando necessário. 


DETECTAR O NOVO ESPAÇO EM DISCO


Antes de aumentar o disco é preciso verificar que o novo espaço em disco não alocado é detectado pelo servidor, você pode usar o "fdisk-l" para listar o disco principal. Você provavelmente vai ver que o espaço em disco ainda está mostrando como o mesmo tamanho do original, digite: 

# fdisk -l

PARTICIONAR O NOVO ESPAÇO EM DISCO

Conforme marcado na figura acima vamos trabalhar com o disco "/dev/sda", por isso deve-se utilizar o fdisk para criar uma nova partição primária e fazer uso do novo espaço em disco para expandi-lo.

Devemos criar uma nova partição primária e alterar os ID do sistema de partição, para mudar digite: 

# fdisk /dev/das 

Na tela acima digite a opção "n" e tecle "Enter" para criar uma nova partição, uma nova opção será solicitada, referente ao tipo de partição que deseja criar, digite "p" para selecionar uma partição primária que será montada e tecle "Enter". 

Após escolher o tipo de partição, agora precisará escolher o número da partição, como mostrado na primeira imagem está sendo utilizado o sda1 e sda2, digite a opção "3". 

Após escolher o número da partição aperte a tecla "Enter" apenas para usar o valor padrão do primeiro e último cilindro que será usado.

Agora selecione a opção "t" para mudar o ID de sistema do disco.
Selecione o disco que deseja mudar o sistema, no caso vamos mudar o disco que acabamos de criar, digite "3".

Digite o código hexadecimal do código da partição, nesse caso utilizaremos o código "8e Linux LVM" para podermos expandir o disco. 

Digite "8e" e dê "Enter".


Após feito o processo use a tecla "w" para gravar e sair do fdisk. 

Mostrará um aviso que significa basicamente, afim de usar a nova tabela com as mudanças, será necessário reiniciar o sistema.


Para verificar se a partição foi criada digite: 

# fdisk -l 

Foi criada a partição, mas ainda não está acessível e não foi expandida no disco. 

Para evitar reiniciar o servidor digite o comando: 

# partx -a /dev/sda3 

AUMENTAR VOLUME LÓGICO

Devemos agora usar o comando "pvcreate" para criar um volume físico para uso posterior pelo volume lógico (Logical Volume Manager - LVM). Neste caso o volume físico será a nossa nova partição /dev/sda3.


Digite: 

# pvcreate /dev/sda3 

Ele criará o volume físico.
Digite: 

# vgdisplay 

Para verificar o nome do grupo do volume para que possamos expandir o disco.
Agora vamos expandir o grupo de volume "centos", digite: 

# vgextend centos /dev/sda3
Confirmar o caminho do volume lógico usando o comando: 

# lvdisplay
Para expandir o volume, digite o comando: 

# lvextend /dev/centos/root /dev/sd3
Há um último passo final, que é redimensionar o sistema de arquivos para que ele possa aproveitar este espaço adiciona isto é feito usando o comando resize2fs para sistemas de arquivos ext base. Digite: 

# resize2fs /dev/centos/root
Uma alternativa, se estiver executando o sistema de arquivos XFS (padrão a partir de Redhat / CentOS 7) você pode executar o seguinte comando: 

# xfs_growfs /dev/centos/root
Para validar digite: 

# df -h 

É isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário