O problema começa assim que um dos apps infectados consegue o acesso de administrador do dispositivo durante a sua instalação, a partir daí o malware já começa a agira e não pode mais ser removido com facilidade. Depois de tomar o controle do sistema, o app começa a solicitar pagamento em dinheiro, além de exibir constantemente pop-ups de propaganda no smartphone comprometido.
Fique longe de apps suspeitos
A lista de apps maliciosos é extensa, e inclui cinco apps de um desenvolvedor russo lançados disponíveis na loja do Google desde novembro de 2016, ou seja, o problema já vem ocorrendo há quase seis meses. No total, as estimativas dão conta de que cerca de 500 mil a 1.8 milhão de usuários possam ter sido atingidos pelo problema.
A dica aqui é sempre ter bom senso na hora de instalar apps, principalmente se forem de desenvolvedores desconhecidos, outro conselho é ficar de olho nos reviews e número de downloads para não ter surpresas desagradáveis. Todo cuidado é pouco. Já pegou algum vírus no seu Android? Conte pra gente como você protege o seu aparelho contra ameaças virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário