Tradutor - Select your language

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Meu casamento não é o que eu esperava....e agora?

Uma palavra pastoral

Meu casamento não é o que eu esperava....e agora?
Sabe aqueles momentos em que você percebe que seu casamento não é o que você esperava? Você e seu marido pareciam ter tanta coisa em comum antes de se casarem. Mas agora nada é do jeito que você esperava. Há um rombo entre o casal e ao invés do sentimento de amor e liberdade você mais se sente uma prisioneira, ou um escravo. A primeira coisa que temos que nos perguntar é o motivo de você está desapontada/o com o seu casamento.

Por que isso acontece?
Na rotina do dia a dia - Precisamos entender a maneira de como trabalhar, dividir as tarefas, criar filhos, lidar com parentes, essas coisas podem aos poucos desgastar a felicidade do casal. Além do mais ainda há os problemas que acontecem inesperadamente — ter que cuidar de alguém da família com uma doença; um momento ruim na área financeira — podem trazer insatisfação e sobrecarga ao casamento.

Parece que vocês não combinam. No namoro, é fato de que o casal tem a tendência de perdoar tudo e amenizar as diferenças que aos poucos vão aparecendo Mas, depois de casados, os dois descobrem o quanto são diferentes na maneira de se comunicar entre si e com os amigos da família, o quanto são diferentes na maneira de se comportarem frente aos problemas, e na forma de administrarem as finanças. As diferenças que antes apenas incomodavam, agora parecem insuportáveis.













Distanciamento emocional. 
Com o passar do tempo, o acúmulo de palavras rudes e grosseiras, ou atitudes impensadas ou maldosas, talvez somente uma falta de atitude frente a algo, além de uma longa lista de desentendimentos não resolvidos, podem fazer com que marido e esposa deixem de se falarem um com o outro sobre seus sentimentos ou, pior ainda, comecem a se envolver emocionalmente com outra pessoa.









Expectativas irrealistas. 
Algumas pessoas se casam acreditando ter encontrado o “amor da sua vida”. Essa ideia pode parecer romântica, mas, na verdade, ela pode levar ao desastre. À medida que os problemas surgem, a ilusão do “par perfeito” desaparece, deixando os dois com a sensação de que o casamento foi um erro.

 O que pode ser feito?

Concentre-se nas qualidades de seu marido/esposa.
Podemos tentar nos concentrar nas coisas boas do cônjuge, por exemplo suas qualidades. Anote numa foto de vocês, ou até mesmo no bloco de notas em seu celular as qualidades que você ainda percebe nele/a, faça a releitura diária para se lembrar do que faz com que vocês se aproximem, e você lembrará das razões que te levaram a casar com seu marido ou com sua esposa. Se você se concentrar nas qualidades dele/a, isso vai ajudá-la/o a lidar com as diferenças e a sentir a paz tão desejada dentro do lar de vocês. — Princípio bíblico: Romanos 14:19.

Crie oportunidades para passar tempo juntos.
No namoro, é bem provável que vocês fizessem questão de passar tempo juntos. Tudo era novo e empolgante, e vocês sempre faziam planos para se encontrarem, na realidade quase todo dia. Que tal voltar a fazer isso? Crie oportunidades para que você e seu marido passem tempo juntos, faça passeio no shopping, faça pic-nic, vá ao cinema e depois ao parque de alimentação, invista nele/a, se arrume melhor pra ele/a, façam exercícios juntos, administrem o tempo de maneira correta, como dois namorados. Isso vai ajudar vocês a se aproximarem mais um do outro e a lidar melhor com as situações inesperadas da vida. — Princípio bíblico: Provérbios 5:18.

Fale sobre seus sentimentos.
É comum o casal que está com problemas se desentender quase que diariamente, são maus tratos, palavras ásperas e rudes, mas parece que você casou com um animal e não com um ser humano. Se você ficou magoada/o com algo que seu marido/esposa fez ou disse, tente não aumentar a chuva fazendo disso uma tempestade, as vezes temos que desconsiderar o mal que nos fazem se quisermos solucionar a situação. Se não consegue fazer isso, seja madura/o e não recorra ao silêncio. Assim que possível, talvez no mesmo dia, converse calmamente sobre o assunto com ele/a. — Princípio bíblico: Efésios 4:26.


Mostre discernimento.
É bem provável que nenhum de vocês queira ferir um ao outro. Mas, se você magoou seu marido/esposa, peça desculpas sinceras e deixe claro que essa não foi sua intenção. Daí, conversem sobre o que vocês dois podem fazer para evitar que isso aconteça de novo. Siga o conselho bíblico: “Tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos, perdoando-vos liberalmente uns aos outros.” — Efésios 4:32.

Seja realista. 
A Bíblia reconhece que aqueles que se casam “terão tribulação”. (1 Coríntios 7:28) Quando vocês tiverem problemas, não concluam logo que seu casamento foi um erro. Em vez disso, tentem resolver juntos qualquer desentendimento e ‘continuem a suportar um ao outro e a perdoar um ao outro liberalmente’. — Colossenses 3:13.

Que tal cumprir os votos?

Temos uma tendência natural de pensar que nosso cônjuge não está fazendo nada para melhorar a situação, e somos tendenciosos a olhar ceticamente para a situação e começamos a olhar para as coisas que não estão sendo feitas. Lembra-se do que você disse no seu voto de casamento? Será que você está cumprindo essas promessas? Que tal rever essas palavras. Resista à tendência de pensar no que seu marido/esposa não está fazendo. Seu voto contém as palavras que você expressou sobre o que você faria. Se cada um se concentrar em cumprir seu próprio voto, é provável que vocês dois fiquem satisfeitos com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário