Tradutor - Select your language

domingo, 9 de novembro de 2014

Site sinistro transmite imagens de mais de 70 mil câmeras

07/11/2014 16h42 - Atualizado em 07/11/2014 17h26


CBS_Fan / Flickr
camera
Câmeras de monitoramento IP podem ser as piores inimigas da privacidade quando mal configuradas. Prova disso é um site bem assustador que transmite, em tempo real, as imagens capturadas por milhares delas espalhadas pelo mundo, inclusive dentro de quartos – todas protegidas por uma senha padrão, como “admin”, o que as torna acessíveis facilmente pela web.
Sob o domínio Insecam.com, a página um tanto instável lista mais de 150 países, cada um com o número de câmeras informado ao lado, basicamente organizando o trabalho feito por site como o Shodan. Nos EUA, são mais de 11 mil, enquanto há outras 6 500 na Coreia do Sul e mais de 1 100 aqui no Brasil. Ao todo, mais de 70 mil câmeras estão disponíveis.
Os responsáveis pela página dizem fazer isso para mostrar os riscos de não trocar a senha padrão de dispositivos do tipo. O problema é que, apesar da aparente boa intenção, expor os links dessa forma pode trazer ainda mais problemas aos usuários, como apontou uma reportagem do fim de outubro publicada pelo site Motherboard.
Segundo a descrição do site, qualquer pessoa que se sente prejudicada pode pedir a remoção da própria câmera da listagem. Mas isso até agora não aconteceu, de acordo com o administrador do site – que entrou em contato com o autor da publicação e reforçou esta informação, afirmando ainda que apenas o Insecam pode “revelar a escala do problema”.
No entanto, o fato de que ninguém entrou em contato até agora também mostra uma falha bem grave no plano, destacada por um professor entrevistado para a reportagem. “As pessoas que são vítimas dessa exposição – e consequentemente observadas – não estão necessariamente sendo avisadas de que isso está acontecendo”, disse Matthew Green, pesquisador da Universidade John Hopkins.
À reportagem, as fabricantes de câmeras listadas disseram que incentivam a mudança de senhas nas configurações de seus modelos mais novos – e isso é algo que implantaram já há algum tempo. A Linksys ainda foi além e contou que os modelos de onde saem as imagens são, muito provavelmente, antigos e desatualizados. Mas não que isso signifique que você precisa trocar sua câmera IP caso ela esteja listada no site. Basta trocar a senha por algo que não seja “admin” ou alguma das piores combinações do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário