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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

WhatsApp chega a 430 mi de usuários "sem anúncios, jogos e truques"

Modelo de negócio, que não prevê publicidade, vai continuar, diz presidente

G1 20 Janeiro de 2014 - 20:47
Foto: Divulgação
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp chegou a 430 milhões de usuários, afirmou o presidente-executivo da empresa que administra o app, Jan Koum, nesta segunda-feira (20). O executivo participou da conferência Digital-Life-Desing (DLD) em Munique, na Alemanha.
Colocados em perspectiva, os dados divulgados explicitam o ritmo de adesão de novos membros ao WhatsApp. Em 19 de dezembro, o aplicativo havia chegado aos 400 milhões de membros.
A fórmula do sucesso, disse Koum, é continuar sem exibir publicidade, evitar artifícios games ou fotos que desaparecem (caso do Snapchat), e não manter como único modelo de negócio a estratégia de o serviço ser pago. O uso do app, cujo download é gratuito, custa US$ 0,99 após o primeiro ano.
“Nós queremos apenas nos focar nas mensagens. Se as pessoas querem jogar games, há uma grande quantidade de outros sites, e também grandes companhias desenvolvendo serviços em torno de anúncios”, disse Koum.
Segundo o CEO, o lema do WhatsApp é: “Sem publicidade, sem jogos, sem artifícios”. A frase foi escrita em um post-it pelo cofundador do app, Brian Acton. Koum mantém o papelzinho consigo até hoje em sua mesa para lembra-lo de suas prioridades.
A companhia emprega 50 pessoas, das quais 25 são engenheiros e outros 20 são profissionais que dão suporte em várias línguas aos consumidores. Apesar de pequena, a empresa desenvolveu um aplicativo que processa 50 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.
Segundo Koum, o fato de ele ter nascido na Ucrânia sob a influência da União Soviética exerceu influência sobre o modelo de negócio. E também moldou a política de não aderir aos anúncios e a estratégia de se tornar um meio de comunicação barato e confiável, o que depende de como a empresa lida com a privacidade de seus usuários.

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