Tradutor - Select your language

sábado, 30 de março de 2013

Videogames melhoram capacidade visual, diz estudo

Alexandre Correia Para o TechTudo
 
Um estudo realizado na Universidade de Toronto apontou que jogos de corrida e ação aumentam a capacidade de busca visual. Quem os joga, mesmo que por um curto período de tempo, amplia a capacidade de encontrar objetos escondidos em meio a distrações irrelevantes em uma cena complexa. O estudo foi baseado em um conjunto de experimentos feitos pelo candidato a PhD no Departamento de Psicologia Sijing Wu.

Crysis (Foto: Crysis)Jogos de ação como Crysis aumentam a capacidade de busca visual (Foto: Divulgação)

Pesquisas anteriores já haviam provado que jogos de tiro em primeira pessoa aumentam a capacidade de atenção visual dos jogadores, mas um impacto na busca visual nunca havia sido sugerida. Embora pareça irrelevante, a busca visual é crucial em uma série de de ocupações e tarefas, como interpretar imagens de satélites, ler ressonâncias magnéticas e até mesmo encontrar o rosto do amigo em meio a uma multidão.

Para chegar à esta conclusão, os pesquisadores realizaram dois experimentos. O primeiro comparou jogadores frequentes de jogos de tiro em primeira pessoa com não jogadores. Em três diferentes tarefas de busca visual, os jogadores se saíram muito melhores. Considerando a possibilidade dos jogadores já possuírem uma superioridade natural, um segundo estudo foi realizado, no qual sessenta pessoas sem nenhuma experiência com jogos foram selecionadas para jogar três games em sessões de cerca de duas horas. Os jogadores foram separados de forma aleatória: um grupo jogou Medal of Honor, outro Need For Speed e o terceiro um puzzle em 3D, para servir como controle.

Segundo os cientistas, após jogarem tanto Medal of Honor como Need for Speed por apenas dez horas, os participantes foram mais rápidos e mais eficientes em três testes de busca visual. No entanto, os participantes-controle – que jogaram o jogo de puzzle em 3D – não melhoraram em nada.

Via Destructoid

Nenhum comentário:

Postar um comentário