Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• Quarta-feira, 06 de fevereiro de 2013 - 19h50
O estudo foi feito a partir de dados coletados pelo telescópio Kepler, da Nasa. Segundo a pesquisa, 6% dos planetas que orbitam as anãs vermelhas podem ter o tamanho e estar a uma distância em relação à estrela que ele orbita parecida com a estrela e o Sol. No total, 95 planetas foram analisados. Dentre eles, três planetas que ficam entre 300 e 600 anos-luz da Terra se destacaram.
A descoberta surpreendeu o mundo científico porque as anãs vermelhas são as estrelas mais comuns na nossa galáxia, ou seja, são vizinhas do Sol. Como elas são menores, mais frias e brilham menos do que o Sol, encontrar um planeta em zona habitável (região onde pode existir vida) na Via Láctea surpreenderia a ciência.
Segundo Courtney Dressing, principal autor do estudo, a estimativa surpreende porque os cientistas sempre imaginavam que era preciso ir muito longe da Via Láctea para encontrar planetas em zonas habitáveis. Com a conclusão da nova pesquisa, Dressing acredita que é possível encontrar outra Terra “no nosso próprio quintal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário