Tradutor - Select your language

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vantagens de usar o Skype no lugar do MSN



Saiba mais como usar o comunicador de mensagens e vídeos instantâneos da Microsoft, que também irá substituir o MSN até março de 2013

Por Bruno Iacona de Bello em 07/Nov/2012

Recentemente, a Microsoft anunciou que vai descontinuar o serviço do Windows Live Messenger (MSN) 2012 Em português Ouro No ranking semanal até o fim do primeiro trimestre de 2013. Com isso, os 30 milhões de usuários do serviço no Brasil terão de migrar para o Skype 6 Em português Ouro No ranking semanal caso desejem continuar usando um serviço de comunicação instantânea da Microsoft.
O que muitos usuários não sabem é que o Skype é um serviço que faz tudo que o Windows Live Messenger faz, além de muitas outras coisas. Por isso, listamos abaixo todas as vantagens de se usar o Skype e algumas ferramentas que você poderá usar nele e não poderia no Windows Live Messenger. E, para aqueles que preferirem continuar com um comunicador de mensagens instantâneas mais simples, colocamos uma lista das melhores alternativas no final desta matéria.

Visão geral

Para quem não está acostumado, a imagem abaixo mostra uma janela comum do Skype. Apesar de ser bem diferente do Windows Live Messenger, suas funções não fogem muito ao que todos os usuários já estão acostumados. Veja abaixo o que cada número representa.
1. Status: Modifique seu status para "Online", "Ausente", "Ocupado", "Invisível", ou "Aparecer Offline";
2. Ligar para telefones: Botão que redireciona para um discador. Com ele, você pode discar para telefones fixos ou móveis (tablets e smartphones), mas é preciso antes comprar créditos para utilizá-lo (mais informações no tutorial abaixo);
3. Contatos: Essa aba mostra todos os seus contatos. Você pode separá-los de diversas formas: em favoritos, pessoas online ou até mesmo grupos específicos;
4. Recentes: Uma novidade para quem só usava o antigo MSN, essa aba mostra as últimas conversas feitas pelo usuário. É possível resgatar todo o histórico dessas conversas e voltar a utilizar a mesma janela e dar continuidade ao bate-papo, mesmo que dias depois da última conversa;
5. Barra de busca: Utilize para procurar contatos, caso a sua lista seja muito grande. Basta procurar pelo nome do usuário que a barra mostrará imediatamente todos que tenham o nome indicado;
6. Adicionar contato: O botão já diz o que faz. Ele adiciona novos contatos ao seu Skype;
7. Criar grupo: Crie grupos para falar com seus amigos. Se preferir, você pode também usar o botão de número 10 para adicionar pessoas;
8. Chamada com vídeo: Converse com seus amigos usando a webcam. Assim, todos poderão se ver e fazer uma videoconferência;
9. Ligar para grupo: Liga para todo o grupo. Aqueles que atenderem a chamada poderão conversar com você usando um microfone. Todos os presentes na sala irão se ouvir. A chamada de vídeo já tem essa função, então esse botão serve para quando você deseja apenas conversar, mas sem ver a imagem dos outros usuários;
10. Adicionar pessoas e arquivos: Esse botão permite que você adicione mais pessoas na sala de bate-papo. Com ele você também pode compartilhar arquivos com todo o grupo;
11. Ajustes de mídia: Ajusta o volume do seu microfone, dos auto-falantes, webcam etc. Se você estiver com algum problema durante uma conferência, poderá encontrar a solução com esse botão.

Chamadas para telefone

Entre as vantagens de se usar o Skype, uma delas é a capacidade de usá-lo para fazer ligações para telefones fixos e móveis. Melhor que isso, só se a outra pessoa usar o app do Skype para smartphone e estiver conectada à Internet, assim vocês poderão conversar de graça.
Para usar o telefone do Skype, basta clicar em "Ligar para telefones" na tela inicial do programa.

A janela vai mostrar um telefone virtual. Você pode escolher o país para onde deseja ligar, depois basta discar o número. Ao lado do telefone, existem alguns preços das tarifas caso você ainda não tenha créditos e pretenda comprar.

Grupos fixos

Como explicado acima, é possível criar grupos fixos de conversa. É muito simples:
1. Primeiro, abra uma janela de grupos criada pelo botão "Adicionar contato", como foi explicado acima;

2. Clique no alto da página, onde aparece o nome de todos os usuários presentes na conversa;

3. Surgirá um botão para você clicar e mudar o nome do grupo. Clique nele e escolha o nome que desejar;

4. Depois de renomeado, o grupo passará a se chamar como você escolheu. No exemplo abaixo, "Grupo Troll". Esse nome fica visível somente para você. Os outros usuários que estão na conversa não vêem essa mudança;

5. Por fim, pegue o nome do grupo e arraste para a aba "Contatos" e ele ficará fixo ali. Sempre que você quiser falar com essas pessoas em um chat, basta clicar no seu grupo pré-definido.

Importar contatos

Se você ainda não migrou para o Skype por medo de perder seus antigos contatos, não se preocupe: é possível migrar todos eles para o Skype. Para fazer isso, siga o tutorial abaixo:
1. Clique em "Contatos" na janela principal e depois em "Importar contatos..."

2. Na janela que abrir, você poderá escolher diversos outros comunicadores instantâneos para fazer a importação, como o Facebook Em português Ouro No ranking semanal, que é um dos mais usados atualmente. Mas se você quiser importar seus contatos do Windows Live Messenger (MSN) 2012 Em português Ouro No ranking semanal, basta clicar em "Microsoft Outlook Express, digitar seu nome de usuário e senha.

3. Você será direcionado para uma página com todos os seus contatos, com nome, foto e se ele utiliza o Skype ou outro comunicador instantâneo. Selecione todos aqueles que você quer em seu Skype e clique em "Adicionar contatos".

4. Na próxima lista, aparecerão todos os seus contatos que não tem uma conta Skype. Se você quiser, poderá enviar a eles uma mensagem pedindo que instalem o Skype para vocês poderem conversar. Depois, clique em "Enviar e-mail". Caso você queira pular essa etapa, clique em "Ignorar".

Alternativas

Se você prefere continuar usando comunicadores de mensagens instantâneas mais simples e que lembram o Windows Live Messenger, pode usar um dos programas abaixo. Todos eles são muito úteis e alguns permitem inclusive conversar com pessoas de diversos programas diferentes e ao mesmo tempo. Veja abaixo:
Se você tem vários e-mails e contas nas redes sociais, essa é uma boa maneira de centralizar os seus contatos com um único programa. O Trillian permite que você entre ao mesmo tempo no MSN, Yahoo, Google Talk, Facebook, Twitter, Linkedin, MySpace e muito mais. E o melhor: tudo de uma vez e de maneira organizada.
O programa separa os usuários em online e offline. Aqueles que estão online, aparecem de acordo com o software que estão usando. Então você vê quem está online no Facebook e quem está online no Google Talk, por exemplo.
Para completar, ele permite que você entre com mais de uma conta em cada rede social ou programa de conversação instantânea. Ou seja, você gerencia todas as suas contas de todos os programas, mesmo aqueles que possuem duas contas.

Infelizmente, o Yahoo! Messenger não é muito usado no Brasil. Mas no resto do mundo, ele é um dos maiores programas de bate-papo online. Nele, você pode se comunicar por mensagens de texto, som e vídeo, além de poder transferir arquivos entre os usuários (igual ao Skype). Ele também permite colocar diversas pessoas na mesma sala.
A maior vantagem desse programa é que com ele você nunca fica offline. Basta cadastrar seu celular para que seus contatos enviem mensagens de texto para você. Além disso, os saudosistas que gostavam das salas de bate-papo online, podem entrar em um ambiente parecido nas salas do Yahoo para tentarem fazer mais amigos e depois adicioná-los em suas listas.

aMSN Em português Bronze
Muito similar ao MSN, esse programa é uma ótima opção para quem não quer migrar a conta para o Skype. E, enquanto o Windows Live Messenger não encerra suas atividades, você poderá conversar com seus amigos de lá usando essa ferramenta.
Além dos recursos do MSN, no aMSN também é possível ver quem te bloqueou ou excluiu. A única desvantagem é que ele não envia mensagens para contatos offline. E a transferência de arquivos é muito lenta.

Muitos devem conhecer esse serviço do Google, que vem ganhando espaço entre seus usuários. Com ele, você pode conversar por voz ou texto com amigos e familiares que também utilizam esse serviço. Sua maior vantagem é a integração ao Gmail, uma das contas de e-mail mais utilizadas no mundo. Assim, sempre que uma nova mensagem surgir, você será avisado e poderá clicar na mensagem para ir direto ao e-mail enviado.
O problema é que o GTalk possui três grandes fraquezas: uma é a falta de webcam. Você não pode fazer uma videoconferência com seus amigos; outro problema é a incapacidade de colocar diversos usuários em uma mesma sala para bate-papo; por fim, ele se conecta somente com o Orkut, uma rede social que vem perdendo usuários no Brasil enquanto o Facebook ganha espaço. Então pouco adianta se ligar a essa rede social enquanto outros programas se conectam ao Facebook.

Esse é o antigo AOL Instant Messenger. Além de possuir as qualidades de outros programas (conversas por mensagem e som), ele também permite que os usuários adicionem uma barra com seus sites e serviços favoritos. Assim, você poderá acessar essas páginas diretamente do programa.
Também estão disponíveis recursos para integração com o celular e compartilhamento de arquivos. E se você quiser, pode usar o seu cadastro do Facebook para utilizar o programa.

Uma ótima opção, principalmente com o crescimento da rede social. Com cerca de 1 bilhão de usuários, o Facebook conta com uma participação ativa muito grande de brasileiros. É fácil encontrar seus amigos na rede e conversar com eles pelo próprio messenger disponível no site.
O problema é que nem sempre é possível entrar no Facebook, seja por conta do trabalho ou porque você sabe que perderia tempo demais nele. Por isso, você pode baixar o Facebook Messenger, que mostra em sua desktop todos os usuários online e disponíveis para conversação, além dos principais eventos em sua página inicial e os novos pedidos de amizade. Assim você poderá fazer de tudo sem precisar entrar no site.
A única desvantagem dessa ferramenta é que ela não permite a troca de arquivos. Para fazer isso, você deverá usar o chat do próprio Facebook.

ICQ Em português Bronze No ranking semanal
Um dos maiores clássicos programas de comunicação instantânea, o ICQ ficou muito tempo longe dos computadores dos novos usuários. Porém, sua nova versão (completamente em português) tem como principal novidade a integração com o Facebook, Twitter, YouTube e Flickr. Tudo sem a necessidade de visitar a página desses serviços.
Só tome cuidado na hora de instalar, pois ele vai tentar inserir em sua máquina uma toolbar no navegador. Se você tiver problemas em desinstalar esse tipo de barra do seu browser, veja a nossa matéria sobre como retirar toolbars do seu computador.

A maior vantagem do eBuddy é que não é preciso instalá-lo em sua máquina para poder utilizar seus serviços. Ele é todo online e permite que você use o MSN, AIM, Google Talk, MySpace, Yahoo!, Facebook ou o ICQ. Tudo isso sem precisar instalar nada.
Basta entrar no site e colocar seu nome de usuário em cada um desses programas e sua senha.


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/vantagens-de-skype-no-lugar-do-msn.html#ixzz2CJmA62MJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário