Sistema representa tentativa da empresa em se adaptar ao mundo pós-PC com maior mudança visual dos últimos 15 anos
A Microsoft lança oficialmente nesta quinta-feira (25) o
Windows 8, seu novo sistema operacional. Os primeiros desktops,
notebooks e tablets com a nova versão do sistema chegarão às lojas do
Brasil a partir da próxima sexta-feira (26), mesma data do lançamento da
maior parte dos produtos em outros países.
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O novo sistema é a aposta mais ousada da Microsoft em
mais de 15 anos. A última mudança radical do Windows ocorreu em 1995,
com o lançamento do Windows 95. Esse sistema estabeleceu as principais
convenções de uso do Windows, como o botão Iniciar e área de desktop com
barra inferior de atalhos para aplicativos. Esses conceitos foram
aprimorados em versões seguintes, mas seu funcionamento permaneceu o
mesmo nos últimos 17 anos.
Windows 8 só chega no final de 2012, mas alguns fabricantes, como Acer, já mostraram PCs com o sistema. Foto: Reuters
Windows 8 mantém esse desktop clássico do Windows como
opção para seus usuários, mas a interface padrão é radicalmente
diferente do tradicional desktop do Windows. Inicialmente batizada de
Metro (o nome foi abandonado depois que a Microsoft perdeu uma
disputa pela marca
para a empresa alemã Metro AG), a nova interface substitui os
tradicionais ícones por áreas em forma de quadrado ou retângulo,
chamadas em inglês de “tiles” (azulejos).Uma das vantagens dos “tiles” sobre os ícones comuns é a
capacidade de mostrar informações para o usuário sem que ele tenha que
abrir o programa relacionado. O “tile” de informações de tempo, por
exemplo, exibe informações básicas sobre o clima já na página de início.
O usuário precisa abrir o programa apenas se quiser informações mais
detalhadas.
Outra mudança radical do Windows 8 é que seus aplicativos
estão sendo criados para ocupar toda a tela, eliminando o menu superior
que também é uma das marcas registradas do Windows tradicional.
Tantas mudanças podem assustar e espantar os consumidores
interessados em comprar novos computadores. Não por acaso, os primeiros
vídeos promocionais do Windows 8 mostram principalmente como usar o novo sistema
, em vez de divulgarem novos recursos. Alguns analistas, porém, preveem que muitos consumidores ficarão confusos com o novo sistema
.
Vivendo no mundo pós-PC
A aposta da Microsoft é vista por muitos analistas como
uma tentativa de dar novo fôlego ao mercado de PCs e, ao mesmo tempo,
marcar posição no crescente mercado de tablets. A maior parte da receita
da Microsoft vem da venda de licenças do sistema Windows e do pacote
Office. O Windows é líder disparado em computadores, com mais de 90% do
mercado, segundo dados da consultoria NetApplications.
O mercado de computadores pessoais
, no entanto, está estagnado. Por outro lado, o mercado de aparelhos
móveis (smartphones e tablets) vem crescendo fortemente, liderado por
Apple e Google, os principais rivais da Microsoft.
Como também é preparado para tablets, o Windows 8 também é
a aposta da Microsoft para não só manter sua liderança em PCs, mas
também concorrer com o iPad e tablets com o Android. Na área de
smartphones, a aposta da empresa é o Windows Phone
, com visual similar ao Windows 8. Os primeiros celulares com a nova
versão do sistema (Windows Phone 8) também chegam ao mercado nas
próximas semanas.
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