Tradutor - Select your language

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JAMES BOND ESTEVE NO BRASIL EM 1979, VEJA POR ONDE ELE PASSOU


Entre Coreia do Norte e Haiti, personagem já visitou 48 países em 22 filmes.
G1 publica especial com fatos mais marcantes da saga do espião inglês.

Flávio SeixlackDo G1, em São Paulo
Comente agora
Arte James Bond 007 Mapa (Foto: Arte/G1)
O britânico James Bond deve ter um dos passaportes mais carimbados entre todos os personagens do cinema. Com exceção da Oceania, o agente secreto já esteve em todos os demais continentes ao longo de 22 filmes, em um total de 48 países - incluindo o Brasil.
Suas viagens incluem 20 localizações na Europa, 14 na Ásia, 10 na América e 4 na África. Por questões óbvias, o Reino Unido domina o número de aparições nos filmes de Bond - mesmo sem contar as vezes em que ele esteve no quartel general da MI6, o serviço secreto de inteligência britânico.
Os Estados Unidos não ficam muito atrás. Em oito ocasiões o espião esteve por lá. No continenente americano, aliás, ele retornou a cinco dos 10 países que visitou. E, nas Bahamas, ele ainda esteve em uma terceira ocasião.
Logo atrás dos EUA está a Itália, terceiro país que mais aparece na saga de James Bond no cinema, em seis longas. Ainda na Europa, a França vem em seguida: 007 passou por lá em quatro filmes. Além das Bahamas, mais quatro locais foram visitados por James Bond em três longas: Paquistão, Hong Kong, Áustria e Rússia. Relembre todos os países por onde James Bond já passou:
Arte James Bond 007 Mapa 1 (Foto: Arte/G1)
Arte James Bond 007 Mapa 2 (Foto: Arte/G1)
A Europa é o principal continente dentro da saga 007 no cinema. Foi em Mônaco, por exemplo, que 007 usou pela primeira vez a frase: "Meu nome é Bond, James Bond", no longa "007 contra o satânico Dr. No" (1962). O MI6 (onde geralmente o agente recebe suas missões) fica na Inglaterra. Países como Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Suiça também já serviram de pano de fundo para histórias, além da Islândia e seu belo palácio de gelo em "007 - Um novo dia para morrer" (2002). Outro local que recebeu uma grande cena foi a Rússia, quando Pierce Brosnan invade as ruas de São Petersburgo dentro de um tanque de guerra.
Arte James Bond 007 Mapa 3 (Foto: Arte/G1)
Algumas das paisagens mais exóticas dos filmes de James Bond pertencem ao continente asiático. A maior parte de "007 contra Octopussy" (1983) se passa na Índia, e as cenas mais impactantes de "007 - O amanhã nunca morre" (1997) acontecem em Hong Kong. Também vale lembrar que em "007 - Um novo dia para morrer", James Bond é capturado, preso e torturado em uma prisão na Coreia do Norte e, mais tarde, liberado na fronteira com a Coreia do Sul.
Arte James Bond 007 Mapa 4 (Foto: Arte/G1)
O Brasil aparece uma única vez em toda a saga de 007. No filme "007 contra o foguete da morte" (1979), James viaja até o Rio de Janeiro, palco da grandiosa cena na qual o vilão Jaws arrebenta, com os dentes, o cabo do bondinho na cidade, onde o agente estava com uma Bond girl. No mesmo longa, ele ainda vai até a Floresta Amazônica, onde está situada a base secreta de Hugo Drax. Outra cena inesquecível é o momento no qual a sexy Ursula Andress sai do mar na Jamaica em "007 contra o satânico Dr. No" (1962), o primeiro longa sobre o espião.
Arte James Bond 007 Mapa 5 (Foto: Arte/G1)
Embora pouco retratada nos longas de Bond, a África é o continente responsável por apresentar momentos entre os mais deslumbrantes de toda a saga. Em "007 - O espião que amava" (1977), por exemplo, há cenas inesquecíveis de Roger Moore no Egito. Outra memorável aparição do continente é a extensa sequência da perseguição de Daniel Craig a um bandido em "007 - Cassino Royale" (2006).
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário