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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tablet da Microsoft é tentativa de segurar consumerização do iPad e Android

Foco em hardware? | 20 de junho de 2012

Adriele Marchesinihttp://itweb.com.br/colaborador/adriele-marchesini/

De acordo com especialista do Gartner, multinacional quer mostrar que sabe o que é necessário para ter sucesso na era pós-PCLeia Também
crédito: Divulgação
A estratégia da Microsoft em lançar  a linha de tablet Surface é muito mais uma forma de impedir que dispositivos com Android, do Google, e o próprio iPad, da Apple, ganhem força com o processo de consumerização nas empresas do que um possível foco em hardware para o futuro. A opinião é de Carolina Milanese, analista do Gartner.
A especialista explicou ao IT Web que são três os principais pontos que levaram a gigante de software a apostar, de forma tão inesperada, nesta outra fronteira da tecnologia: permitir que a companhia evangelize o Metro (sua interface de usuário intuitiva presente no Windows 8 ) em suas lojas e controle sua mensagem de ponta a ponta;  trazer de volta a “sensualidade” à sua marca e provar que eles sabem o que é necessário para ter sucesso na era pós-PC; e alfinetar os concorrentes o para entregar melhores funcionalidades ou reduzir os preços.
Com sucesso inquestionável no mercado de games com o Xbox e o Kinect, seu console que capta movimentos do corpo humano, dispensando o uso de controles, a questão que veio foi: com o lançamento do tablet, é possível que a Microsoft reforce sua presença no mundo do hardware e entregue ao mercado outras opções, como smartphones, notebooks e até ultrabooks? Assim, a competição com a Apple, que oferece uma linha  combinada de dispositivo e sistema operacional, seria mais direta.
Mas quanto a isso, a especialista é direta. “Não acredito que esta é a estratégia com o lançamento do tablet”, explicou Carolina. “A ideia é prevenir que o Android e o iPad fiquem atrativos em ambientes corporativos”, fortaleceu.
A Microsoft apresentou a linha Surface na última segunda-feira (18/o6) em Los Angeles (EUA). A declaração foi feita à la Apple, com o próprio CEO, Steve Ballmer, apresentando o que chamou de “o maior anúncio de sua história”. A forma como foi feito o convite a jornalistas para participarem do lançamento – com segredo e expectativa em torno do que seria apresentado – mostra que, após anos, a fabricante aprendeu com a rival como gerar burburinho em torno de novidades.
Foram apresentados dois produtos: um com processador ARM para versão Windows 8 RT e outro com um processador Intel Ivy Bridge i5 de 22 nm, para o Windows 8 Pro. Ainda sem preço e sem data de lançamento, o que é comum entre os dois é a tela Gorilla Glass de 10,6 polegadas e uma carcaça de magnésio e metal líquido. No RT a espessura é de 9,3 milímetros e o peso de 676 gramas, enquanto para o Pro, a espessura chega a 13,5 milímetros e o peso a 903 gramas.
O Surface RT possui ainda tela HD (720p), suporte a entradas USB 2.0, microSD, Micro HD Video, 2×2 MIMO antennae; traz as ferramentas Office Home & Student 2013 RT, Touch Cover, Type Cover e tem memória interna de 32GB e 64GB. A versão Surface Pro tem tela FullHD; entradas USB 3.0, microSDXC, Mini DisplayPort Video, 2×2 MIMO antennae; as ferramentas Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block; e memória de 64 GB e 128 GB.
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