Plantão de Notícias | TeleSíntese
Primeiros celulares com novo sistema operacional devem ser lançados ainda este ano
Telefônica e Mozilla reuniram esforços para criar uma arquitetura de celular aberta e totalmente web, com acesso total dos desenvolvedores às interfaces de programação (APIs) básicas do celular. O protótipo da nova plataforma, com aplicações como chamadas, mensagens, navegação e jogos, foi apresentado pelas duas empresas hoje, pela manhã, durante o Mobile World Congress (MWC), que se realizada em Barcelona.
A expectativa é de que os primeiros modelos de celulares equipados com essa plataforma estejam disponíveis até o final do ano, segundo Carlos Domingo, diretor de desenvolvimento de produto e inovação da Telefônica Digital. Com ela, destacou Brendan Eich, diretor de tecnologia da Mozilla, o usuário carrega as aplicações consigo “pois não estará preso a um sistema operacional”. Um sistema operacional baseado em HTML5, segundo Eich, traz grandes oportunidades para desenvolvedores de aplicações, proprietários de conteúdo e provedores de serviço no que se refere ao desenvolvimento, implantação e manutenção das aplicações.
Abrindo a cadeia
O sistema operacional HTML5 está sendo desenvolvido para uma plataforma de hardware baseado em um chipset da Qualcomm. De acordo com Domingo, a iniciativa está aberta à participação de outras operadoras e a parceria de outros desenvolvedores de software e aplicações, já que o objetivo da Telefônica é criar um novo ecossistema na indústria móvel e na web que enfretem o monopólio dos sistemas proprietários e das lojas de aplicativos proprietários. “Se abrirmos a cadeia, todos vão ganhar e nós também”,disse ele.
A Adobe já anunciou apoio ao projeto, e outras parcerias deverão ser anunciadas. Eich disse que, para a Mozilla, desenvolvedora do Firefox, hoje o browser com a maior participação de mercado, o projeto significa criar os primeiros dispositivos de internet aberta, da mesma forma que a empresa desenvolveu um browser aberto.
Segundo Domingo, a Telefônica+D começou a trabalhar na ideia de um dispositivo celularpara internet aberta no ano passado, desenvolvendo um protótipo para negociação com eventuais sócios. Quando a Mozilla anunciou o projeto Bootto Gecko para criar uma plataforma web aberta, os interesses se somaram. Com a plataforma, além de enfrentar os gigantes da internet que estão roubando “valor”das operadoras de telecom, a Telefônica quer atender à demanda dos usuários da América Latina, onde a penetração de smartphones é baixa, por celulares inteligentes mais baratos. “O celular com a nova plataforma certamente terá preço inferior ao modelo hoje mais barato com iguais funcionalidades”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário