Tradutor - Select your language

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Governo líbio diz que julgará filho de Kadafi no país

HAIA - O governo líbio afirmou nesta segunda-feira que julgará no país Saif al-Islam Kadafi, filho do ditador Muamar Kadafi, com a autorização do Tribunal Penal Internacional (TPI). O TPI, porém, nega que detalhes do julgamento já tenham sido acertados.
- A Líbia pediu na sexta-feira ao TPI que Saif seja julgado em uma corte líbia. O TPI aceitou - afirmou o ministro da Justiça Ali Khalifa Ashur, para depois ser desmentido pelo tribunal:
- Não há uma decisão dos juízes do TPI - disse o porta-voz Fadi el-Abdallah à agência Reuters.
O TPI tem mandados de captura emitidos contra o herdeiro de Kadafi no ano passado. Ele é acusado de ter participado do assassinato de manifestantes durante as revoltas contra o regime de seu pai. Se for julgado na Líbia, ele pode ser condenado à morte.
Apesar do impasse, a Líbia enviou respostas confidenciais a questionamentos dos juízes do TPI sobre o destino de Saif. O tribunal internacional também quer acesso ao prisioneiro e informações sobre as condições em que se encontra.
Saif foi preso em novembro por rebeldes líbios em um deserto no sul do país. Na ocasião, ele vestia roupas tradicionais, turbante e tinha ferimentos na mão direita, que mais tarde o levaram a amputar dois dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário