Tradutor - Select your language

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Firefox 8 disponível antes do anúncio, como de costume

Por Marcos Elias Picão em 8 de novembro de 2011 às 03h32 

A Mozilla deve lançar o Firefox 8 nesta terça-feira. Os arquivos para vários sistemas e idiomas já estão nos servidores FTP dela há alguns dias, então não há tantos motivos para esperar o release oficial.

O Firefox 8 tem mais aprimoramentos de desempenho, algo que vem sendo trabalhado ao longo das últimas versões.

Um recurso excelente para garantir a execução segura e deixar de comprometer o desempenho é o bloqueio de extensões automáticas. Muitos programas instalam extensões no Firefox quando são instalados. Vários deles fazem isso sem solicitar a permissão do usuário, ou a solicitam de forma bastante escondida. O problema é que as extensões mal feitas podem comprometer o navegador, por exemplo no caso do Skype, cuja extensão causava travamentos e lentidão. Os programas ainda podem tentar instalar extensões, mas o Firefox dará o controle ao usuário, deixando de ativá-las automaticamente.
Tela de primeira execução do Firefox 8, sugerindo desativar extensões indesejadas
Uma nova opção evita que todas as abas da última sessão sejam carregadas automaticamente na próxima abertura - isso pode fornecer uma experiência de inicialização mais rápida, a página da aba só será renderizada/carregada ao ser clicada.
Opção que evita carregar/renderizar todas as abas de uma vez
As outras modificações são mais leves ou internas, como a integração do Twitter no campo de busca, melhorias no HTML 5, mais segurança no WebGL, entre outras coisas. De forma geral o atual ciclo de lançamentos é para isso mesmo: fornecer poucos recursos incrementais, mas num intervalo de tempo menor.

Se você não quiser baixá-lo antes do anúncio, então apenas aguarde algumas horas e depois entre no br.mozdev.org, ou então espere ver a notificação de atualização caso já use o 7.x. O download manual pode ser feito no servidor FTP da Mozilla. Escolha a pasta do sistema desejado (Windows, Mac ou Linux) e depois a do idioma.

Usuários de Linux que não querem esperar sair o pacote oficial para sua distro podem baixá-lo também, basta extrair o conteúdo para uma pasta e chamar o executável a partir dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário