Tradutor - Select your language

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Terremoto de 7,6 graus na escala Richter atinge ilhas ao sul de Fiji

Redação SRZD | Internacional | 21/10/2011 16h31
Foto: Reprodução/GoogleUm terremoto de de 7.6 graus na escala Richter atingiu a região das ilhas neoxelandesas de Kermadec, ao sul de Fiji, nesta sexta-feira. A informação foi prestada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. A profundidade do tremor foi de 39.8 km a 80 quilômetros ao leste de Raoul Island (do arquipélago de Kermadec) e 870 quilômetros ao sul de Nukualofa, capital de Tonga.

Os tremores começaram às 15h57 (horário de Brasília), na Oceania. A  movimentação fez com que o centro de tsunamis do Pacífico chegasse a emitir um alerta provisório. De acordo com a entidade, uma eventual movimentação manifestadas nas águas poderia ser destrutiva para a costa próxima ao epicentro do terremoto. Ainda assim, essa hipótese já foi descartada, podendo haver apenas algumas elevações do nível do mar "não destrutivas".

Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram juntando as vítimas de Tonga e Somoa depois do tsunami causado por dois terremotos simultâneos de 8 e 8,1 graus de magnitude. Conhecida como bacia norte de Lau, a região situada entre Fiji, Samoa e Tonga tem dezenas de crateras em atividade com profundidade entre1 mil e 1,5 mil metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário