Tradutor - Select your language

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Corpo de Kadafi é mantido em freezer de shopping center em Misurata


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 
21/10/2011 | 16h45 | Líbia


Enquanto decide sobre a data e o local do enterro, o governo interino da Líbia mantém o corpo de Muamar Kadafi nesta sexta-feira em um freezer de um shopping center de Misurata. A situação improvisada reflete o caos em torno da morte do ditador, cujas circunstâncias ainda não foram totalmente esclarecidas e devem ser alvo de uma investigação, como pedido pela ONU e a viúva Safia Farkas.

O corpo de Kadafi, sem camisa e sapatos, foi colocado sobre um colchão sujo de sangue numa sala refrigerada vazia geralmente usada por restaurantes e bares do shopping para estocar alimentos. Marcas de tiro ainda eram visíveis no lado esquerdo da cabeça do ditador - com a bala ainda alojada -, no peito e na barriga. Moradores faziam fila pra vê-lo morto.

Diante da possibilidade de que Kadafi tenha sofrido uma execução sumária, o governo interino do Conselho Nacional de Transição (CNT) adiou seu enterro, previsto inicialmente para esta sexta-feira.

Mãe de sete dos oito filhos legítimos de Kadafi, Safia Farkas, que se refugia na Argélia, cobrou uma investigação sobre o caso, da mesma forma que o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Mais uma vez, não há uma única versão para explicar a decisão do CNT. Segundo Mohamed Sayeh, autoridade de alto escalão do conselho, a medida foi tomada para permitir que a morte seja analisada pelo Tribunal Penal Internacional.

De acordo com ele, o corpo de Kadafi continuará em Misurata, para onde foi levado após sua morte, e será enterrado seguindo a tradição muçulmana, mas sem um funeral aberto ao público. O objetivo é impedir o culto ao ditador.

Já o ministro interino do petróleo, Alo Tarhouni, afirmou que o enterro foi adiado para que fosse encontrado um local adequado. Na quinta-feira, autoridades disseram que o local não seria revelado. De acordo com Tarhouni, ainda não há uma decisão sobre o assunto.

Outra fonte do CNT revelou que há uma disputa no governo interino sobre o que fazer com o corpo e para onde levá-lo. A divisão ilustra as dificuldades que o grupo enfrentará a partir de agora.

"Eles não concordam sobre o local do enterro. Sob o Islã, ele deve ser enterrado rapidamente, mas eles precisam chegar a um acordo sobre se ele será enterrado em Misurata, Sirta ou algum outro lugar", afirmou a fonte, que pediu para não ter seu nome revelado.

Segundo um comandante do CNT em Misurata, o corpo de Kadafi está sendo mantido sob refrigeração em uma área comercial da cidade.

"Ele receberá seu ritual como qualquer um muçulmano, seu corpo será lavado e tratado com dignidade. Espero que ele seja enterrado em um cemitério muçulmano dentro de 24 horas", disse o comandante Abdul-Salam Eleiwa.

Combatentes do CNT disseram à al-Jazeera que o ditador foi encontrado com base em informações passadas por soldados leais a ele que haviam se rendido. Eles confirmaram a informação de que o ditador foi encontrado em um duto, junto com outras pessoas.

Novos vídeos de Kadafi capturado vivo
Novos vídeos de Kadafi ainda vivo depois de sua captura foram divulgados nesta sexta, mostrando o suposto momento imediatamente após ele ter sido encontrado em um duto de esgoto e um diálogo do ditador com combatentes, que apontam uma arma para sua cabeça. Nas imagens, ele aparece ferido, mas conseguia ficar de pé e parecia resistir.

O primeiro-ministro do CNT, Mahmoud Jibril, foi a público já durante esta madrugada para confirmar que Kadafi realmente estava vivo e ferido quando foi capturado.

Mas, segundo a versão oficial, ele morreu minutos antes de chegar a um hospital, ao ser baleado na cabeça em meio a um tiroteio entre kadafistas e opositores. Para a ONU, a explicação não foi satisfatória.

"Não está claro como ele morreu. Há necessidade de uma investigação", afirmou Rupert Colville, porta-voz do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas.

Para Colville, imagens de vídeos que mostram Kadafi vivo após sua captura e depois, já morto, em meio a uma multidão são, "tomadas juntas, muito perturbadoras".

Uma comissão internacional, montada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, já está investigando mortes, torturas e outros crimes que teriam acontecido durante a guerra civil na Líbia. O porta-voz disse esperar que o grupo também investigue a morte de Kadafi.

"É um princípio fundamental do direito internacional que pessoas acusadas de crimes sérios possam ser julgadas. Execuções sumárias são estritamente ilgais. É diferente de alguém ser morto em combate", afirmou.

Tiro na barriga matou ditador, diz médico

De acordo com um médico que examinou o corpo, Kadafi foi morto por uma bala em sua barriga disparada depois de sua captura. Segundo ele, que também examinou o filho de Kadafi achado com o ditador, Mutassim teria morrido depois do pai, com ferimentos no peito, nas costas e nas pernas.

"Kadafi foi capturado vivo, mas morreu depois. Houve uma bala e essa foi a causa primária de sua morte; ela penetrou em suas entranhas", afirmou o dr. Ibrahim Tika à TV al-Arabiya. "E houve uma outra bala na cabeça, que entrou e saiu".

O primeiro-ministro interino da Líbia dissera de madruga que, segundo um relatório forense, o ditador morrera em decorrência do ferimento a bala na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário