Tradutor - Select your language

segunda-feira, 6 de junho de 2011

iCLOUD - NOVO LANÇAMENTO DA APPLE


Jobs apresentará iCloud nesta segunda-feira
por Thomas Claburn | InformationWeek EUA
06/06/2011
CEO da Apple também vai anunciar atualizações dos seus sistemas operacionais Mac OS X 10.7 e iOS 5

Apple vai lançar o iCloud, uma nova oferta de serviço de nuvens, nesta segunda-feira (06/06) durante a conferencia para desenvolvedores Worldwide Developer Conference (WWDC). A companhia também deve anunciar a atualização dos seus sistemas operacionais Mac OS X 10.7, conhecido como Lion, e o iOS 5.

Steve Jobs, CEO da empresa, vai estar lá, apesar de estar em licença médica. Ele será o responsável pelas apresentações e dará detalhes sobre o iCloud e sobre as novidades esperadas para as plataformas.

A presença de Jobs deve estar relacionada à importância da ferramenta para o futuro da Apple. Serviços em nuvem se tornaram extremamente importantes, mas a companhia ainda tem que preencher a lacuna de ofertas nesta área. Ela precisa mostrar que pode competir efetivamente na nuvem assim como faz com o hardware e o software, especialmente por causa da competência do Google neste setor. Fontes confirmaram que a empresa assinou acordos com quatro importantes gravadoras e Jobs deve destacar essas parcerias para ressaltar o valor do ecossistema com amplo apoio da indústria, algo que nem o Google, nem os serviços de música da Amazon têm.

Apesar dos detalhes do iCloud serem escassos, uma fonte não identificada disse ao Los Angeles Times que a ferramenta custará US$ 25 por ano. E existem boatos de que pelo menos um serviço seria gratuito ou teria descontos para usuários do Lion. Isto sugere que a ferramenta de música na nuvem também estaria parcialmente disponível para usuários do Windows.

Qual será a função do iCloud? É provável que os assinantes possam armazenar música e, eventualmente, arquivos de vídeo do iTunes em bibliotecas e servidores da Apple e acessá-los via streaming a partir do iOS, Mac OS X, e PCs Windows (presumivelmente).

 Ele também deve fornecer o armazenamento de arquivos genéricos, uma versão revisada do e-mail MobileMe, um calendário online mais flexível, capacidade renovada de compartilhamento de fotos e backup global e sincronização de arquivos.

A sincronização wireless entre dispositivos iOS e o iCloud já é dada como certa. O Google chegou ao ponto de ridicularizar a dependência do iPhone em cabos USB quando comentou sobre as virtudes de dispositivos Android. A Apple não deve deixar a provocação sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário