Tradutor - Select your language

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Google anuncia compra de mais empresas para competir com o Facebook


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
22/06/2011 | 16h32 | Publicidade


Em entrevista concedida a um pequeno grupo de jornalistas no Festival de Publicidade de Cannes, o presidente executivo da Google, Eric Schmidt, disse que a companhia continuaria a adquirir empresas especializadas em anúncios online, como banners e vídeo.

"Seria bom ter a receita diversificada, disse Schmidt, poucos dias depois do Google ter anunciado que planejava comprar a AdMeld para abocanhar uma fatia maior do mercado de anúncios gráficos na web".

"Estamos indo muito bem. Nós começamos com anúncios basicamente textuais e agora temos esses novos negócios online que devem chegar a algo perto de US$ 10 ou 20 bilhões. Vai ser bem grande".

A maior parte da renda do Google, que em 2010 totalizou US$ 29 bilhões, vem de pequenos anúncios que aparecem ao lado dos resultados de busca.

Mas, para alguns analistas, a gigante da web deveria apostar na diversificação de seus negócios coom produtos como ferramentas para redes sociais para evitar que anunciantes migrem para o Facebook.

Por outro lado, os prognósticos para a empresa de Mark Zuckerberg são cada vez mais positivos. Segundo um relatório divulgado esta semana pela empresa de pesquisa eMarketer, o Facebook deverá desbancar o Yahoo em verbas originadas pela publicidade online ainda este ano.

Diante desse cenário, a Google tem estado engajada em incorporar talentos de tecnologia e engenharia para reforças os negócios que vão além do setor de buscas, incluindo a publicidade móvel

Segundo Schmidt, a divisão de negócios levou um tempo para se desenvolver, mas que o objetivo agora é fazer novas aquisições, depois que editores e anunciantes ajudaram a entender a necessidade desses novos serviços.

"Não há uma lista de aquisições direcionadas. À medida que a estratégia se desenvolve, torna-se claro que o cliente necessita de algo que não temos sido capazes de construir sozinhos", explicou o presidente.

Os gastos com as aquisições, ainda que em um setor diferente, acontecem paralelamente ao exame feito por reguladores da Comissão Européia sobre a Google e sua conduta no mercado de buscas a partir de uma queixa da Microsoft de que sua atuação tem frustrado sistematicamente a competição no setor.

Schmidt disse que ele já havia se reunido com a Comissão um "monte de vezes" e que as relações foram cordiais, embora ele não soubesse quanto tempo duraria a investigação.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário