Tradutor - Select your language

sábado, 28 de maio de 2011

LANCHA BATE EM BARCO NAUFRAGADO


DF: lancha bate em barco naufragado e interrompe içamento
28 de maio de 2011  08h52  atualizado às 10h37



Com ajuda de balões infláveis, Corpo de Bombeiros traz proa de barco à superfície. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Com ajuda de balões infláveis, Corpo de Bombeiros traz proa de barco à superfície
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    O içamento do barco Imagination, que naufragou na noite do último domingo no lago Paranoá, em Brasília, passará por reavaliação na manhã deste sábado, segundo o Corpo de Bombeiros. Na noite de ontem, por volta das 23h, uma lancha desgovernada atingiu a proa da embarcação, que estava parcialmente emersa. O condutor da lancha, de acordo com os Bombeiros, apresentava sintomas de embriaguez e foi detido pela patrulha da Marinha e da Polícia Militar, que o levaram à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI).
    Ontem à tarde, os Bombeiros haviam finalizado a primeira fase do procedimento de retirada do Imagination. Utilizando balões infláveis amarrados à embarcação, a equipe conseguiu deixar o barco na posição vertical, encostado em um banco de areia, o que era desejado pelos agentes para a remoção total, prevista para ocorrer neste sábado. Entretanto, segundo a major Vanessa, o acidente com a lancha rompeu o maior dos balões utilizados - que pesava aproximadamente 6 t e foi parar no fundo do lago - e danificou outra boia, de 2 t.
    Segundo a DRPI, o condutor da lancha estava habilitado e não foi submetido a exame de bafômetro. Ele estava sozinho na embarcação e não sofreu ferimentos. A lancha envolvida no acidente foi apreendida e a delegacia abriu inquérito para investigar o incidente.
    "O planejamento feito para hoje teve que ser modificado porque perdemos equipamentos essenciais", afirmou o major Maximiano Luciano da Rosa, do Corpo de Bombeiros. Ao todo, seis boias davam sustentação ao barco de aproximadamente 15 t no trabalho de retirada do fundo do lago.
    As boias danificadas devem ser substituídas por duas de 500 kg e duas de 1 t, mas, segundo o major, ainda é preciso fazer uma avaliação pra saber se elas conseguirão compensar a ausência das outras duas e fazer o Imagination boiar completamente.
    Por volta das 10h30, cerca de 35 bombeiros estavam no local para avaliar as consequências do acidente e definir os novos procedimentos para a retirada do Imagination. A embarcação permanecia na posição vertical e deve ser colocada em posição de navegação para ser levadoa para um terreno privado entre o clube da Associação de Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e a Ponte JK. Nesse local, cedido a pedido da Marinha, será feita a perícia.
    Naufrágio
    O Imagination afundou por volta das 20h do último domingo, na parte sul do lago Paranoá, próximo à Ponte JK - um dos principais cartões postais de Brasília. Nove pessoas morreram no naufrágio. A maioria dos 94 sobreviventes se salvou nadando até a margem do lago. Outros foram socorridos por uma lancha.
    Com informações da Agência Brasil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário