Tradutor - Select your language

terça-feira, 5 de abril de 2011


Larry Page quer acabar com a Microsoft

por Mauricio Moraes




Larry Page assumiu o comando do Google nesta segunda-feira (4) com um plano ambicioso: fazer o Chrome OS superar o modelo criado pela Microsoft.

Em um vídeo gravado durante o Google Faculty Summit 2009 e disponível no YouTube (veja abaixo), Page fez críticas pesadas ao uso de computadores com Windows e explicou os motivos que o levam a apostar no Chrome OS.

“Nós crescemos com sistemas operacionais da Microsoft em 95%, 97% das máquinas quando eu estava na universidade. Não gostávamos desse mundo. Acho, como cientista da computação, que é um mundo muito ruim para se viver. O fato de você estar em um sistema fechado, em que não se entende o que está acontecendo, é um saco.”

Na palestra, o cofundador do Google ressaltou que o Linux é uma alternativa melhor. “Nós gostamos do modelo em que a maior parte das coisas que usamos hoje pode ser aberta, modificável, e pode ser estudada por todos vocês e melhorada”, disse. “Gosto muito disso e estou empolgado em termos sucesso nisso e em incentivar esse modelo.” As reflexões de Page sobre o Chrome OS aparecem aos 17 minutos e 50 segundos do vídeo.

O novo CEO do Google conta que, anos atrás, percebeu que metade dos funcionários da empresa em uma reunião usava apenas um navegador. “Você tem um computador que pode fazer um monte de coisas, mas as pessoas usam só o browser”, afirmou. Ele também reclamou do tempo gasto para instalar programas e sincronizar informações entre diferentes máquinas “Tenho vários computadores. Gostaria de ter mais, mas não consigo mantê-los. Meu limite são cinco. Todo o meu tempo é gasto administrando essas máquinas e não posso produzir nada”, disse. “Se conseguimos fazer com que ter um computador seja fácil, eu teria um monte de computadores de 300 dólares. Um computador e uma cadeira teriam o mesmo custo.”

Page também acredita que as máquinas atuais poderiam fazer tarefas simples mais rapidamente. “Fizeram um experimento com o Microsoft Word rodando em um Mac Plus com um disco rígido e em um computador com Windows Vista. O Mac Plus foi mais rápido para as operações mais comuns, como checar páginas e coisas do tipo, do que a máquina com Vista”, disse.

O projeto do cofundador do Google é usar o Chrome OS para equipar máquinas mais baratas – e, assim, popularizar ainda mais o uso de notebooks. “Na Best Buy você consegue comprar um monte de laptops de 300 dólares que funcionam por cinco horas. São máquinas muito boas, que poderiam rodar as principais tarefas instantaneamente. Queremos fazer isso funcionar. É nisso que estamos pensando.”

Foto: Joi/Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário