Tradutor - Select your language

sábado, 16 de abril de 2011

16/04/2011 - 07:59 | Max Altman | São Paulo

Hoje na História: 1889 - Nasce em Londres Charles Chaplin




Nasce em Londres em 16 de abril de 1889, Charles Spencer Chaplin, que viria a ser uma lenda do cinema e o artista internacionalmente mais aclamado da primeira metade do século XX.

Chaplin, um dos mais financeiramente bem-sucedidos astros nos primórdios de Hollywood, subiu ao palco pela primeira vez quando tinha apenas cinco anos. Filho de artistas mambembes de Londres, o menino Chaplin estava assistindo a um show interpretado por sua mãe, quando a voz dela falhou a ponto de não poder emitir qualquer som. Num ímpeto, o menino montou ao palco a fim de prosseguir e terminar o ato.

O pai de Chaplin morreu quando Carlitos apenas começava a andar. Quando sua mãe teve um colapso nervoso e foi internada, Chaplin e seu meio-irmão mais velho, Sydney, vagaram sem destino por Londres, dançando nas ruas e juntando tostões num boné que estendiam após a performance. Finalmente foram recolhidos num orfanato, juntando-se mais tarde a uma trupe de dançarinos infantis, Eight Lancashire Lads (Os Oito Rapazes de Lancashire).

Wikicommons

Kid Auto Races at Venice (1914), o segundo filme e a primeira aparição d'O Vagabundo

Com a ajuda da companhia de Fred Karno, que transformou o ‘music hall’ ao criar uma profusão de esquetes cômicos que faziam o público desatar em gargalhadas e que criou a comédia de pastelão, junto a qual seu meio-irmão já tinha se tornado um comediante popular, Chaplin, aos 17 anos, desenvolveu habilidades cômicas. Pouco demorou para que Chaplin criasse seu personagem e que se tornou uma marca registrada mundialmente consagrada: chapéu-coco, bengala, pés virados para fora, sapatos vários números maior, paletó estreito e calças largas e um característico bigodinho.

Já nos Estados Unidos, por ocasião de uma turnê da companhia Fred Karno, começou sua carreira no cinema quando ainda era um artista de vaudeville. Foi contratado pela Keystone de Marc Sennet, um dos primeiros estúdios cinematográficos. Filmou Making a Living (1914), em que desempenha um vilão bigodudo que usa um monóculo. Não demorou muito para que trabalhasse do outro lado da câmera, ajudando a dirigir seu 12º filme e dirigindo seu 13º, Carlitos e a Sonâmbula que ele mesmo interpreta.

Leia mais:
1957: Estreia a West Side Story de Leonard Bernstein
1816: Estreia a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini
1953: Estreia a peça ''Esperando Godot'', de Samuel Beckett
1947 - 'Um Bonde Chamado Desejo' é encenada pela primeira vez
Google cria logo animado para lembrar nascimento de Charlie Chaplin

Chaplin refinou o que viria a ser o seu legado, o personagem Charlie o Vagabundo. Assinou com a companhia Essanay em 1915 um contrato em que ganharia US$ 1,250 por semana, mais 10 mil de bônus, um enorme salto do que recebia - US$ 175 - da Keystone. No ano seguinte, firmou com a Mutual por 10 mil por semana mais um bônus de 150 mil para rodar 12 filmes anualmente, garantindo-lhe o total controle de criação sobre as películas. Em 1918, assinou com a First National por um milhão de dólares para rodar oito filmes. Chaplin resistiu à chegada do cinema sonoro. O seu primeiro filme em que acrescentou o som – Luzes da Cidade de 1931 – ele só utilizou a trilha sonora. Seu primeiro filme falado foi O Grande Ditador de 1940, no qual ridiculariza Hitler e o nazi-fascismo.

Chaplin fundou a United Artists Corporation em 1919 com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e o diretor D.W. Griffith. Chaplin, 43, casou-se pela terceira vez com Paulette Goddard, 21, com ela contracenando Tempos Modernos e O Grande Ditador. Sua quarta mulher, com quem se casou em 1943, foi Oona O’Neill, filha do consagrado dramaturgo Eugene O’Neill de Uma Longa Jornada Noite Adentro, que tinha 18 anos e ele 54.



Embora tenha vivido nos Estados Unidos durante 42 anos, Chaplin nunca se tornou um cidadão norte-americano. Pacifista, foi acusado de manter vínculos com o Partido Comunista, o que negou. Apesar disso, em 1952, funcionários da imigração impediram-no de ingressar no país. O casal não retornou aos Estados Unidos nos 20 anos que se seguiram. Instalaram-se na Suíça, em Vevey, perto de Genebra, com seus 8 filhos. Chaplin regressou aos Estados Unidos em 1972 para receber da Academia Cinematográfica um Oscar especial pelo “incalculável efeito que ele produziu ao fazer do cinema a Sétima Arte, a arte deste século. Faleceu em Vevey em 25 de dezembro de 1977 aos 88 anos.

Charles Chaplin, Charlot, Carlitos simplesmente parou o mundo sem proferir, na tela, uma única palavra. Chaplin, o menino prodígio de Londres, fruto de um lar em frangalhos, tornou-se uma lenda universal do humor, do cinema, da arte. Ator e mímico genial do cinema mudo conseguiu arrancar de milhões de espectadores de todos os quadrantes do planeta, a um só tempo, sonoras gargalhadas e pungentes lágrimas.

Charles Chaplin

Charles Spencer Chaplin (1889 - 1977), foi um ator e diretor inglês, também conhecido por Carlitos no Brasil. [Biografia]
 
1 - 25 do total de 170 pensamentos de Charles Chaplin
 
A persistência é o caminho do êxito.
Charles Chaplin

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.
Charles Chaplin
 
Amo as mulheres, mas não as admiro...
Charles Chaplin
 
Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.
Charles Chaplin
 
Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo.
Charles Chaplin
 
Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.
Charles Chaplin
 
Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis.
Charles Chaplin
 
A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.
Charles Chaplin
 
A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.
Charles Chaplin
 
Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso.
Charles Chaplin
 
Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.
Charles Chaplin
 
Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça.
Charles Chaplin
 
O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte.
Charles Chaplin
 
Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.
Charles Chaplin
 
O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir.
Charles Chaplin
 
O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo.
Charles Chaplin
 
A única coisa tão inevitavel quanto a morte é a vida.
Charles Chaplin
 
Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
Charles Chaplin
 
A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.


Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?
Charles Chaplin
 
Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Charles Chaplin
 
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Charles Chaplin
 
O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.


A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.


Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.


Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.


Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.


(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
Charles Chaplin
 
Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas.
Charles Chaplin
 
Minha fé é no desconhecido,
em tudo que não podemos compreender por meio da razão.
Creio que o que está acima do nosso entendimento
é apenas um fato em outras dimensões
e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder.
Charles Chaplin
 
Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador


Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor

E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz
Charles Chaplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário