O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF, foi o palco da realização da 86ª Assembleia Anual da União Feminina Missionária Batista do Brasil, no dia 15 de janeiro, com a presença de mais de 2.300 mulheres, destas estavam inscritas 1.283, representando as UFMB estaduais.
O tema "O Aperfeiçoamento dos Santos Descobrindo e Capacitando Líderes" foi apresentado através de uma encenação feita pelas mulheres de Pernambuco, sob a direção de Daisy Santos Correia de Oliveira e recitado por toda a congregação.
A Coordenação geral da música ficou sob a direção de Jilza Feitosa Araujo e tivemos a participação especial do Coro e Orquestra Memorial da IB Memorial em Niterói, RJ, sob a regência de Ideil dos Santos; Coro Feminino Batista de Sobradinho, DF, sob a regência de Jessé Delfino Ferreira e "Os Pequenos Mozart" e "Amadeus", sob a regência de Suray Soren.
A mensagem oficial foi proferida pela presidente, Helga Kepler Fanini, que destacou exemplos bíblicos a serem seguidos, especialmente, os exemplos deixados pelo Mestre. Concluiu sua palavra lembrando que para ensinar, primeiro é preciso viver o vamos transmitir.
Descobrir e capacitar líderes será o foco central do ano de 2009 e para chamar a atenção da liderança foram preparados quatro momentos especiais que tiveram a participação das organizações missionárias,:Amigos de Missões, Mensageiras do Rei, Jovens Cristãs em Ação e Mulher Cristã em Ação. Os grupos compareceram à frente fazendo perguntas para a congregação: Quem vai nos ensinar? Quem vai cuidar de nós? Queremos falar de Jesus? Quem vai nos orientar? Onde vamos encontrar respostas para nossas necessidades físicas, espirituais, sociais e emocionais? Após cada apresentação, a Coordenadora Nacional de cada organização lançava um desafio para a liderança presente.O relatório de atividades da UFMBB foi apresentado pela diretora executiva, Lucia Margarida Pereira de Brito, e pelas coordenadoras das organizações que fizeram destaques das realizações no ano de 2008.
O Centro Integrado de Educação e Missões (CIEM) e o Seminário de Educação Cristã (SEC),através de suas diretoras executivas, apresentaram relatório dando destaque a fatos interessantes acontecidos durante o ano de 2008.
A participação da Junta de Missões Mundiais e da Junta de Missões Nacionais aconteceu na parte da tarde. A missionária Silvania Maria Costa, atualmente no Timor Leste, destacou algumas realizações, apresentando fotos e também lançou para a congregação os desafios daquele país. O pr. Fernando Brandão, diretor executivo da JMN, falou das realizações da Junta e dos planos para o país em 2009.
A diretoria eleita para o ano de 2009 ficou assim constituída: Presidente: Marlene Baltazar da Nóbrega Gomes – FL; 1ª Vice-Presidente: Nancy Gonçalves Dusilek – BC; 2ª Vice-Presidente: Daisy Santos Correia de Oliveira – PE; 3ª Vice-Presidente: Heloisa Alves Soares Araújo – DF; 1ª Secretária: Edna Barreto Antunes dos Santos – FL e 2ª Secretária: Maria Sebastiana Francisca da Silva – GO
Campanha Nacional de Evangelização de Crianças – Essa campanha é uma parceria entre a UFMBB e a JMN que conta com o envolvimento e a participação de todas as igrejas batistas do Brasil e também das congregações. O manual da campanha foi lançado na CBB em Brasília, DF, e apresenta as orientações para o planejamento e a realização da campanha. No primeiro semestre está prevista a capacitação da liderança nas regiões do Brasil e no segundo semestre, precisamente no mês de outubro, a realização da campanha.
A programação da noite foi dedicada à organização Mensageiras do Rei que completa 60 anos de existência. O programa, muito bem elaborado pela Coordenadora Nacional Celina Veronese e pela Ministra de Música Jilza Feitosa Araujo, deu ênfase aos cinco ideais da organização e destacou vidas que passaram pela organização e hoje ocupam cargos de liderança na igreja, no Estado, na denominação, na América Latina e em outras áreas da sociedade.
O diálogo de Celina Veronese com a mensageira do Rei, Ana Raquel Braga Silva (PA), no final do programa, foi emocionante. A menina, com desenvoltura, responde às perguntas e também lança um desafio à liderança presente para que mantenham a organização nas igrejas e cuidem das meninas. O encerramento impactou a congregação com uma apresentação em laser onde os cinco ideais foram destacados na forma de silhuetas. O mapa do Brasil mostrava o crescimento das organizações em cada década e os anos futuros passando nos desafiaram a prosseguir incentivando as meninas a ingressarem na organização. Todo esse movimento aconteceu ao som do hino oficial das mensageiras.
A presidente eleita, Marlene Baltazar da Nóbrega Gomes, encerra a Assembleia desafiando a mulher batista brasileira a ter uma vida inteiramente entregue nas mãos do Senhor para a realização de sua obra. Convida todas para estarem presentes na próxima Assembleia em Cuiabá, MT, em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário