Tradutor - Select your language

domingo, 29 de dezembro de 2013

TÉCNICOS DE ANDERSON SILVA REVELAM CONVERSA COM LUTADOR APÓS CIRURGIA

Edição do dia 29/12/2013
29/12/2013 22h35 - Atualizado em 29/12/2013 22h35

Anderson Silva quebrou a perna em uma luta na madrugada deste domingo (29). Previsão dos médicos é de seis meses para retorno às atividades físicas.

Após quebrar a perna na luta que valia o cinturão dos pesos médios, Anderson Silva foi operado em Las Vegas, nos Estados Unidos. A cirurgia durou aproximadamente duas horas, e correu bem.
Rodrigo Minotauro, que é da equipe de Anderson e estava com o lutador quando ele saiu da sala de cirurgia, conta que o ex-campeão se desculpou pelo ocorrido: “A primeira reação dele foi abrir o olho e pedir desculpas para os torcedores e para a equipe porque ele não conseguiu ganhar a luta. O médico falou que ele está bem e em seis meses estará de volta às atividades físicas. Isso deu um conforto para ele”.
“O importante é fazer tudo que ele pediu. Ele está com muita vontade de rever os filhos, a esposa, então o pedido principal dele é ficar com a família. Ele quer encontrar todos a partir de segunda (30). Passar um momento tranquiilo com eles e, em sequência, falar com os fãs e com todo o público que deu suporte para ele”, destaca outro membro da equipe de Anderson.
Anderson Silva vai voltar para Las Vegas e passar um tempo com a família. “Os filhos estão tranquilos, mas esse é o momento de se abraçar e ser abraçado. É o lar onde a gente encontra isso, e é isso que ele vai fazer”, completa.
Entre os fãs de Anderson Silva, uma mistura de tristeza e confiança na recuperação. “Para ele voltar agora a gente acha que vai ser uma barra, mas está todo mundo mandando uma energia positiva para ele voltar a fazer o que ele mais gosta, que é lutar e ser campeão”, diz um homem.
Os lutadores que participaram desta edição do UFC acreditam que o aspecto psicológico vai ser importante na recuperação de Anderson. “Mexe um pouco com a cabeça do lutador, bate aquela insegurança, ele não sabe se a perna vai ficar 100% de novo. Agora é bola para frente, tenho certeza que se ele continuar lutando ele vai continuar sendo o astro de sempre”, comenta Fabrício Morango.
“Com certeza essa garra de lutador, de guerreiro, vai fazer com que ele volte mais forte e com tudo”, diz Gleison Tibau.
O campeão dos pesos médios, Chris Weidman, comemorou discretamente a vitória, e explicou a defesa do chute que ocasionou a lesão de Anderson. “Na última luta, os únicos golpes dele que entraram foram os chutes, então treinamos muito para evitá-los agora. Eu sei que ele quebrou a perna de um cara durante um treino com um chute que ele chama de ‘destruição’. Eu treinei muito para evitar esse golpe, mas quebrar a perna dele não estava nos planos. Eu nunca tinha feito isso, mas infelizmente aconteceu”, disse. “Quando ele veio para o chute, colocou muita força no golpe. Eu sabia que tinha machucado, mas não tinha ideia da gravidade da lesão até ver o atendimento médico”, completou.
A preocupação da comissão técnica agora é em recuperar a forma física dele o mais rápido possível. “O objetivo é recuperar a perna, então o trabalho é todo voltado para a perna dele. Voltar a caminhar, voltar a andar, esse é nosso foco agora”, explica o técnico de Anderson, Ramon Lemos.
“O Anderson é um cara muito positivo sempre, ele tem uma cabeça muito boa. Eu tenho certeza que ele vai nos receber brincando, é o jeito dele. Eu acredito que o Anderson vai se recuperar e vai voltar a lutar em alto nível”, afirma outro técnico de Anderson, Pedro Rizzo.
Anderson ainda tem oito lutas no contrato, mas o presidente do UFC disse que ainda é cedo para falar do futuro dele na organização. “O Anderson vai ficar um bom tempo fora para sua recuperação. Essa possível aposentadoria não importa agora. Na última luta dele, quando o Anderson perdeu, a primeira coisa que ele me pediu foi uma revanche. Dessa vez não tem como. De repente ele volta, mas eu não sei. Vamos ter que esperar”, destacou Dana White.
Jornais e revistas de todo o mundo repercutiram a notícia. O site da revista ‘Sports Illustrated’ disse que a vitória de Cris Weidman foi ofuscada pela lesão de Anderson. O ‘Washington Post’ afirmou que Anderson sofreu uma lesão terrível. O ‘Marca’, da Espanha, classificou como ‘arrepiante’ a fratura do brasileiro.
Se Anderson tivesse recuperado o cinturão, o adversário seguinte seria outro ídolo brasileiro do MMA: Vitor Belfort, já confirmado como próximo desafiante ao título de campeão dos pesos-médios. Belfort deixou a rivalidade de lado ao falar sobre a lesão: “Triste de terminar assim, imagino a dor que deve ser para um atleta sofrer uma lesão dessa. É lamentável ver a dor de uma atleta. Ver o Anderson daquele jeito no octógono  me deixou muito triste. Senti uma dor dentro de mim. A gente sabe o quanto trabalha para isso, mas faz parte do trabalho. São os ossos do ofício. A gente está ali sabendo que tudo pode acontecer, triste terminar dessa forma”.
tópicos:
veja também

Dilma projeta Brasil melhor em 2014 e critica guerra psicológica na economia

Presidente exaltou baixas taxas de desemprego num cenário econômico desfavorável e garantiu empenho contra a inflação

  • Fernando Diniz
    Direto de Brasília
A presidente da República, Dilma Rousseff, usou seu pronunciamento de fim de ano, que foi ao ar na noite deste domingo em cadeia nacional de rádio e TV, para defender a política econômica de seu governo e tentar tranquilizar trabalhadores e empresários de que o governo se esforçará para combater a inflação e manter o equilíbrio das contas públicas. No vídeo, Dilma projetou um ano de 2014 melhor e exaltou a baixa taxa de desemprego ante as taxas de crescimento registradas em 2013, criticando setores que utilizam a desconfiança para fazer "guerra psicológica".
"Temos de agir sempre de forma produtiva e positiva tentando buscar soluções e não ampliar os problemas. Se alguns setores, seja por que motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas", disse a presidente, em pronunciamento gravado na última segunda-feira.
Entrem em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje
Dilma Rousseff
No encerramento de um ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) do País teve a pior queda desde 2009, no terceiro trimestre, Dilma afirmou que não há um sistema econômico perfeito e defendeu correções e retoques feitos pelo governo. Para ela, as políticas econômicas precisam aliar os interesses dos setores produtivos e das classes trabalhadoras.
"Assim como não existe um sistema econômico perfeito, dificilmente vai existir em qualquer época um país com economia perfeita. A economia é um conjunto de vasos comunicantes em busca de permanente equilíbrio. Em toda economia sempre haverá algo por fazer, algo a retocar, algo a corrigir. Para conciliar o justo interesse da população e das classes trabalhadores e os interesses dos setores produtivos", disse.
Na defesa do trabalho de seu governo durante 2013, Dilma ressaltou que as turbulências econômicas nos cenários nacional e internacional não afetaram a taxa de desemprego. "As dificuldades que enfrentamos aqui dentro e lá fora não foram capazes de interromper o ciclo positivo que vivemos e que tem garantindo que a vida dos brasileiros melhore gradativamente a cada ano. Nos últimos anos somos um dos raros países em que o nível de vida da população não recuou ou se espatifou em meio a alguma grave crise. Chegamos até aqui melhorando de vida, pouco a pouco, mas sempre de maneira firme e segura", afirmou.
O governo está atento e firme em seu compromisso de lutar contra inflação e manter o equilíbrio das contas públicas
Dilma Rousseff
"Por isso sinto a alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entrem em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar seu próprio negócio. Entrem em 2014 com toda energia e otimismo e com a certeza de que a vida vai continuar melhorando", acrescentou a presidente. "Neste ano de 2013 continuamos nossa luta vigorosa em defesa do emprego e da valorização do salário do trabalhador. Uma luta plenamente vitoriosa, pois alcançamos o menor índice de desemprego da história", disse.
A presidente admitiu "problemas localizados" com a inflação, mas destacou que a redução da conta de luz ajudou a desacelerar os preços. "Nisso o governo teve uma ação firme, atuou nos gastos e garantiu o equilíbrio fiscal, atuou na redução de impostos e na diminuição da conta da luz. Nesses últimos casos enfrentando duras críticas daqueles que não se preocupam com o bolso da população brasileira", disse.
"O governo está atento e firme em seu compromisso de lutar contra inflação e manter o equilíbrio das contas públicas. Sabemos o que é preciso para isso e nada nos fará sair desse rumo, como também nada fará mudar nosso rumo na luta em favor de mais distribuição de renda, diminuição da desigualdade pelo fim da miséria e em defesa das minorias", concluiu Dilma.
Recado aos jovens
Dilma se dirigiu aos jovens em parte do pronunciamento, convidando-os a comparar o Brasil de hoje com anos anteriores. "Você, jovem, sabe o quanto o seu padrão de vida melhorou comparado ao que você tinha na infância e ao que seus pais tinham na sua idade. Usem essa fotografia do presente e do passado recente como pano de fundo para projetar o futuro. Esta é a melhor bússola para navegar neste novo Brasil”", disse a presidente, no fim de um ano marcado por protestos em todo o País.
Nunca no Brasil se investigou e se puniu tanto o malfeito
Dilma Rousseff
A presidente voltou a citar os "pactos" sugeridos na época das manifestações, em resposta às reivindicações, como a defesa de uma reforma política e o lançamento do programa Mais Médicos, que leva profissionais de saúde para cidades do interior e periferias.
"Ampliamos nosso diálogo com todos os setores da sociedade e escutamos seus reclamos implantando pactos para acelerar o cumprimento de nossos compromissos. Defendemos uma reforma política que amplie os canais de participação popular e dê maior legitimidade à representação política. Não abrimos mão em nenhum momento de apoiar o combate à corrupção em todos os níveis. Exatamente por isso, nunca no Brasil se investigou e se puniu tanto o malfeito", disse, se colocando disposta a continuar dialogando com a sociedade.
"Digo aos trabalhadores e empresários que continuo disposta a ouvi-los em tudo o que for importante para o Brasil. Digo aos trabalhadores e aos empresários que apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando", afirmou a presidente.
Digo aos trabalhadores e aos empresários que apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando
Dilma Rousseff

Com trauma cerebral, Schumacher está em coma e seu estado é crítico

 - Atualizado em 

De acordo com nota oficial da assessoria do ex-piloto, Schumi chegou ao hospital com 'traumatismo craniano grave, em coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica'

Por Méribel, França

helicoptero Hospital schumacher frança Centre hospitalier de Moûtiers (Foto: Agência Reuters)O ex-piloto foi transferido de helicóptero a um hospital em Grenoble (Foto: Agência Reuters)
A assessoria de imprensa de Michael Schumacherdivulgou, em nota oficial, que o estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1 é crítico. O alemão tem um trauma cerebral e encontra-se em coma após o grave acidente em uma estação de esqui em Méribel, na França (veja abaixo a localização no mapa), neste domingo, às 11h07m locais – 8h07m no horário de Brasília. De acordo com o comunicado, o ex-piloto de 44 anos chegou ao hospital com "traumatismo craniano grave, em coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica imediatamente". Nesta segunda-feira, haverá uma coletiva de imprensa no local para dar mais informações sobre Schumi, às 11h locais (ou seja, 8h no horário de Brasília).
Leia a íntegra do comunicado oficial:
- O senhor Schumacher deu entrada no hospital em Grenoble às 12h40m (horário local), na sequência de um acidente de esqui em Méribel, no final da manhã. À sua chegada, ele sofria de um traumatismo craniano grave, em coma, o que exigiu intervenção neurocirúrgica imediatamente. Ele permanece em uma situação crítica - afirma o comunicado lido pelo diretor do hospital, Jean-Marc Grenier, e redigido com consenso da família.
Recordista de títulos mundiais da principal categoria do automobilismo mundial, Schumacher teve um trauma grave ao bater a cabeça em uma pedra enquanto esquiava. Ele foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17 km do local, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, onde está internado.
helicoptero Hospital schumacher frança Centre hospitalier de Moûtiers (Foto: Agência Reuters)Michael Schumacher está em coma e seu estado de saúde é crítico (Foto: Agência Reuters)

De acordo com a emissora de rádio francesa "RMC", o médico Gérard Saillant, diretor do instituto do cérebro e da medula espinhal, que é financiado por Schumacher, está no local. Os dois são amigos. Em 1999, ele realizou uma cirurgia na perna do alemão. Saillant é um dos mais importantes especialistas em medicina esportiva no mundo. Foi ele quem operou o ex-atacante Ronaldo em uma das lesões que o Fenômeno teve no joelho.
Ex-chefe de equipe da Mercedes e mentor dos sete títulos mundiais de Schumacher, o inglês Ross Brawn chegou a Grenoble no início da noite deste domingo, para dar apoio à família do ex-piloto. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, também está no hospital. O alemão recebe ainda o apoio da esposa, Corinna, e dos filhos Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14.
Ex-piloto da Fórmula 1, Olivier Panis, de 47 anos, foi ao hospital atrás de informações sobre a saúde de Michael Schumacher. O francês, que fez 158 corridas na categoria, vive em Grenoble. Em entrevista à imprensa francesa, Panis disse que não conseguiu saber de nenhum fato novo e que voltaria nesta segunda-feira ao local.
Olivier Panis Hospital Schumacher (Foto: AFP)Olivier Panis foi até o hospital para saber de Michael Schumacher (Foto: AFP)

A porta-voz do alemão, Sabine Kehm, afirmou mais cedo que ele utilizava um capacete no momento do choque. 
– Michael caiu e bateu a cabeça quando estava praticando esqui nos Alpes Franceses. Ele foi levado ao hospital e está recebendo atendimento médico profissional. Ele estava usando um capacete. Ninguém mais estava envolvido na queda.
Alguns minutos depois do acidente, a única pessoa a se pronunciar oficialmente havia sido o chefe da estação de esqui onde ocorreu a queda, que contou a respeito dos procedimentos de primeiros socorros ao ex-piloto.
– Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Grenoble. Agora, realmente não sei a gravidade da lesão. A polícia está agora conduzindo a investigação sobre os motivos da queda. Nós ainda não sabemos se isso aconteceu em uma pista ou fora dela – explicou Christophe Gernignon-Lecomte, chefe da estação de esqui de Méribel, logo após o primeiro atendimento.
Mapa Acidente Schumacher (Foto: Editoria de Arte)Mapa mostra o local do acidente de Michael Schumacher (Foto: Editoria de Arte)

De acordo com a "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.
michael schumacher esqui WROOM F1 ferrari 2008 (Foto: Agência Getty Images)Michael Schumacher pratica o esqui alpino desde os tempos de Ferrari (Foto: Agência Getty Images)


'Viciado em velocidade'
A modalidade de esqui alpino é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.
Schumacher superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)Schumacher já se aventurou em corridas de Superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)
O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos.
Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto num torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.
Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação)Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação)

No primeiro ano de sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1, o alemão intensificou as atividades para manter sua adrenalina em alta, mesmo longe das pistas. Nos Estados Unidos, ingressou em competições de adestramento de cavalos – uma das paixões de sua esposa, Corinna, que mantém um estábulo na ampla residência da família. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Schumi encontrou na semana passada o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, antes de uma série de saltos em paraquedas de alta performance. Afastado das competições com carros, ele mantém a forma e os reflexos em dia andando de kart na Alemanha e em outras pistas da Europa.
Estação de Esqui de Méribel frança (Foto: Divulgação)Acidente de Schumacher aconteceu na Estação de Esqui de Méribel, na França (Foto: Divulgação)

Segundo imprensa francesa, Schumacher tem hemorragia cerebral


Grenoble (França)
Ainda não é oficial, mas a rádio francesa RMCgarante ter ouvido de fontes seguras que o alemão Michael Schumacher enfrenta uma hemorragia cerebral. O ex-piloto sofreu acidente enquanto praticava esqui na manhã deste domingo e está sob os cuidados dos médicos de um hospital na cidade de Grenoble. O estado de saúde do ídolo da Fórmula 1 tem piorado com o passar das horas.
Assim que as primeiras informações surgiram sobre o acidente da lenda do automobilismo, os diretores do hospital se pronunciaram para avisar que não forneceriam nenhum dado antes de uma entrevista coletiva. O atendimento à imprensa, no entanto, foi cancelado até o momento e a assessoria de Schumi segue sem enviar novidades sobre o caso.
A RMC também afirma que a mulher e os dois filhos do ídolo alemão já está em Grenoble para acompanhá-lo. Mais cedo, pilotos como Felipe Massa, Romain Grosjean, Jean Vergne e Adrian Sutil dedicaram palavras de conforto a Schumacher em seus perfis oficiais na rede social Twitter.
O médico Gérard Saillant também está no hospital para auxiliar os profissionais de Grenoble no tratamento do heptacampeão da Fórmula 1. Saillant é reconhecido na medicina esportiva e já realizou uma cirurgia na perna de Schumacher em 1999. O ex-jogador Ronaldo é outro astro do esporte que esteve sob os cuidados de Saillant.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Cientistas querem testar «fórmula da juventude» em humanos

Cientistas reverteram envelhecimento em ratos (foto de arquivo) (foto AP)

Por Redação

Uma equipa de cientistas norte-americanos e australianos querem testar em humanos um composto que reverteu, com sucesso, envelhecimento muscular em ratos.

As experiências bem-sucedidas decorreram na Universidade de Harvard e foram conduzidas pelo australiano David Sinclair, da Universidade de Nova Gales do Sul.

Aquela que já é vista como um passo para a criação de uma fórmula da juventude pode permitir que uma pessoa de 60 anos se sinta, com o composto químico, como uma de 20 anos, pelo menos a nível físico, pois não só trava o envelhecimento como o reverte.

Sinclair falou do tema é emissora australiana ABC: «Estudo o envelhecimento a nível molecular há quase 20 anos e nunca pensei constatar que o envelhecimento se pode reverter. Pensava que teria sorte se o conseguisse desacelerar um pouco.»

No caso dos ratos, estes ficaram com melhor resistência à insulina e com os músculos mais tonificados, no espaço de uma semana. Sinclair pretende agora conseguir autorização para efetuar testes em humanos no final do próximo ano.